O que é copywriting?

O que é copywriting? Se você é redator ou trabalha dentro do ramo de Marketing Digital, provavelmente já deve ter ouvido sobre esse termo. No entanto, é comum existirem muitas dúvidas a respeito do assunto.

Pode-se afirmar que copywriting é uma técnica de escrita que tem como objetivo principal encantar o público-alvo através das palavras. Para tanto, é preciso ter o domínio de algumas habilidades para que essa metodologia seja aplicada da maneira correta.

Neste artigo, você irá entender o que é copywriting e como utilizar esta ferramenta da maneira correta. Por isso, continue sua leitura e não perca nenhum detalhe.

O que é copywriting e como esta técnica surgiu?

Copywriting trata-se de uma técnica de escrita que pode ser utilizada no Marketing Digital e que possui um caráter persuasivo. Para tanto, ela utiliza os famosos gatilhos mentais, que farão com que o leitor se interesse cada vez mais pelo assunto.

O copy é também muito usado quando se deseja realizar conversões de vendas. Ou seja, transformar visitantes de um site em leads.

E embora a técnica tenha sido bastante utilizada dentro do Marketing Digital, ela é bastante antiga.

Seu surgimento é datado do ano de 1828, quando a palavra foi utilizada pela primeira vez por Noah Webster.

Nesse sentido, o termo “copy” para ele não se tratava de uma cópia, como sugere a tradução da palavra, mas sim de algo que deveria ser original e que pudesse ser imitado na escrita e na impressão.

No ano de 1870 a definição do que é copywriting mudou. Naquele momento então, copywriter passou a ser definido como um profissional que escreve anúncios.

No século XX, a profissão já era reconhecida dentro da redação publicitária. Dessa forma, a metodologia utilizada para encantar e conquistar o público-alvo ajudou muitas marcas a ganharem status e a se tornarem fortíssimas no mercado.

No século XXI, como já foi dito, esta técnica tem ganhado espaço dentro do Marketing Digital.

A função do copywriting no Marketing Digital

o que é copywriting

Existem inúmeras estratégias de publicidade no meio online que em conjunto forma o que conhecemos como Marketing Digital.

Nesse sentido, para entender o que é copywriting é preciso entender em qual estratégia ele melhor se encaixa.

Sabe-se que a técnica é voltada para a atração de consumidores, e assim sendo, ela faz parte então do Inbound Marketing.

Mas o que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing trata-se de uma estratégia dentro do Marketing Digital que utiliza diversas técnicas para a conversão de vendas em um processo bastante persuasivo.

Esse processo é então chamado de jornada de compra ou jornada do cliente, e é aí que o copywriting irá entrar.

Como é desenvolvido o copywriting?

E pode entender o que é copywriting a partir do momento de início da jornada de compra do leitor. E neste contexto é importante ressaltar que ao final dessa jornada, o leitor deverá tomar algum tipo de decisão, como por exemplo, fazer o download de um material ou assinar uma newsletter.

E cabe ao copywriter convencer esse leitor a realizar este tipo de ação.

Mas como fazer isso? Veja agora algumas dicas valiosas.

O que é copywriting – primeiros passos para o sucesso de conversão de vendas

Passo 1 – Conhecer bem o seu público-alvo

Para desenvolver um bom trabalho de conversão de vendas através da escrita, é preciso conhecer bem o seu público-alvo. Ou seja, é preciso entender sobre suas dores, necessidades, como eles se comportam. Enfim, é preciso saber quais são todas as suas características.

Passo 2 – Escreva utilizando verbos de ação e outros gatilhos mentais

Falamos aqui então dos gatilhos mentais dentro do que é copywriting. Nesse caso, é preciso entender que a mente humana é condicionada a receber ordens, embora a maioria das pessoas não saiba disso. Por isso, a utilização de verbos de ação dentro da sua escrita se torna importante.

Dessa forma, utilizar em sua escrita verbos como “ veja agora”, “ clique aqui e saiba mais”, “ leia aqui”, são uma ótima forma de convencer o leitor a tomar uma ação.

O texto também precisa ser escrito com o entendimento do uso de outros gatilhos mentais que são baseados na psicologia humana.

Passo 3 – Escreva como se estivesse conversando

Textos de copywriting falam a linguagem do público-alvo, mas também são textos conversacionais.

É muito mais interessante e convincente ler um texto de alguém que está conversando com a gente do que um texto que pareça forçado ou muito teórico.

Passo 4 – Desperte a necessidade e urgência

E o último passo para desenvolver um bom texto copy é fazer com que o consumidor entenda a urgência de adquirir o produto.

As pessoas são mestras em adiar as coisas e podem nunca mais estar em frente a sua oferta.

É fundamental que ela se sinta inclinada a tomar a decisão naquele mesmo momento.

Para isso, é preciso usar o gatilho mental da escassez (termina logo, tem poucas unidades) ou da exclusividade e pertencimanto (são poucas vagas, apenas para um grupo VIP).

Exemplos do que é copywriting

Para que você entenda melhor sobre a técnica, veja alguns exemplos sobre como aplica-la.

Nike

A empresa mundialmente conhecida por desenvolver artigos esportivos e patrocinar atletas tem um ótimo exemplo de copywriting, que envolve histórias reais de atletas, chamando à atenção dos leitores.

O slogan da menina Makena “ You can’t be what you can’t see”, “ Você não pode ser o que você não pode ver”, mostra o quanto é importante ter visibilidade, e essa visibilidade pode ser conquistada através da própria marca.

Lamborghini

A marca de carros luxuosos possui outra estratégia de copy utilizando termos como “ design customizado”, “ exclusivo” e “ beleza única”, mostrando que ao adquirir um carro da marca o consumidor também será uma pessoa única.

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