Descubra quais desses 7 tipos de blogs é o melhor para você

 

Você já pensou em ter um blog, mas não sabe nem por onde começar, muito menos ainda sobre o que falar. Também não tem ideia de como ganhar dinheiro com essa atividade, certo? Nesse post, vou te mostrar quais são os 7 tipos de blog que existem e como ganhar dinheiro com cada um deles.

Dessa forma, você terá mais informações para fazer a escolha mais acertada para você.

É importante notar que nem todo blog é igual e que cada tipo tem um direcionamento quanto a produção de conteúdo e a forma de “monetização” mais adequada.

7 tipos de blog e como ganhar dinheiro com eles

#1. Blog de Curadoria

Um blog de curadoria pode ser focado num tópico ou em vários tópicos diferentes.

Existe um tema geral, mas a curadoria pode cobrir diversos tópicos.

Blogs de curadoria costumam postar artigos frequentemente. Pelo menos mais do que 2 vezes por semana e geram muito tráfego.

Um blog de curadoria é melhor para pessoas que gostam de passear pela internet e encontrar conteúdos interessantes. São conteúdos curtos e que vão direto ao ponto.

Eles compartilham conteúdos encontrados na internet e acrescentam sua própria perspectiva a respeito.

O conteúdo pode ser escrito ou vídeos ou até mesmo fotos.

Devido ao alto tráfego, a melhor forma de ganhar dinheiro com esse tipo de blog é através de anúncios e produtos afiliados.

O que é: um blog de alto tráfego com posts curtos e frequentes cobrindo diferentes tópicos.

Estratégia de monetização: anúncios e afiliados

Exemplos: Hypness e Buzzfeed

#2. Blog de Ensino

Os blogs de ensino são dedicados a educar os leitores num tema ou num tópico específico.

Eles contém artigos do tipo “Como”, “Tutoriais”, posts de passo a passo e outros artigos mais aprofundados que ajudam ao leitor a alcançar um objetivo.

O importante desse tipo de blog é ter posts bem fundamentados em sua base, artigos que sejam relevantes por muito tempo e depois os artigos podem ser escritos mais espaçadamente.

Os artigos geralmente tem mais de 1.000 palavras e demoram para serem feitos, pois exigem mais pesquisas, fotos e descrição de detalhes.

A frequência dos posts pode variar entre uma vez por mês a uma vez por semana.

O que é: um blog de baixo tráfego com artigos mais aprofundados, vídeos e tutoriais.

Estratégia de monetização: produtos online e afiliados.

Exemplos: Start a mom blogPlano B Life e Eu Organizado

#3. Blog de Estilo de Vida

Esse é o tipo de blog mais comum. Ele contém uma ampla variedade de tópicos relacionados a um tema geral. O tema geral permite que você escreva sobre vários tópicos.

Alguns exemples são os blogs femininos, de maternidade ou cultura.

Esse tipo de blog é melhor para quem quer compartilhar suas próprias experiências.

Normalmente eles contém muitas imagens (especialmente da própria pessoa) e resenha sobre o uso de um produto ou serviço.

Os artigos variam entre 500 e 1000 palavras.

O que é: um blog de alto tráfego com posts frequentes, curtos, baseados em suas experiências.

Estratégia de monetização: afiliados, anúncios e posts patrocinados.

Exemplos: Pausa para Feminices e Maternidade Simples

#4. Blog de Nicho

Blogs de nicho são bastante específicos em um nicho.

Os nichos podem ser desde receitas culinárias, viagens, saúde ou mais ultra-específicos como: receitas culinárias low carb, viagens para a Europa e saúde natural.

Como o blog de nicho é mais focado num tema específico você pode oferecer produtos e serviços mais específicos e mais caros.

A frequência dos posts é de mais ou menos 1 ou 2 vezes por semana até posts diários.

O que é: blog de tráfego médio com artigos altamente focados.

Estratégia de monetização: afiliados, anúncios e posts patrocinados.

Exemplos: Florida de PertoAqui na Cozinha

#5. Blog de Jornada

Esse tipo de blog relata a jornada de mudança de uma pessoa.

Ele é interessante porque a pessoa mostra em seu blog sua jornada rumo a um objetivo: perder peso, ter um filho, parar de fumar, construir um negócio, etc e os leitores acompanham essa jornada.

Um blog de jornada tem artigos de “Como fazer” ou “Antes e depois”.

O importante aqui é ser transparente com o leitor contando os prós e contras de sua experiência.

A frequência dos posts é de 1 a 2 vezes por semana ou até mais já que os posts são fáceis de escrever por você estar ajudando um grupo de pessoas com a sua experiência.

A melhor forma de monetizar é através de produtos afiliados, anúncios e serviços aonde você implementa as mesmas técnicas que funcionaram para você num sistema de coaching.

O que é: um blog de alto tráfego aonde você compartilha posts frequentes falando sobre sua jornada.

Estratégia de monetização: afiliados, produtos online e serviços.

Exemplos: Blog da Mimis  e Cris Guerra

#6. Blog de Convidados

Também conhecido por blog reverso, um blog de convidados é um blog que contém basicamente posts de outros convidados ao invés do dono criar o conteúdo.

O dono do blog contribui em raras ocasiões.

A melhor forma de monetizar esse tipo de blog é através de anúncios e produtos afiliados.

Os posts são frequentes. Variam de alguns posts por semana até muitos posts por dia dependendo do crescimento do blog.

O que é: alto tráfego com posts frequentes enviados por convidados.

Estratégia de monetização: anúncios e produtos afiliados.

Exemplos: Huffington Post  e Medium

#7. Blog Empresarial

Um blog empresarial é construído por pequenas e grandes empresas e não por indivíduos.

Normalmente tem conteúdos escritos por uma equipe de profissionais próprios ou terceirizados.

O conteúdo é criado com a intenção de ser relevante e de valor para o público a quem a empresa pretende atingir.

O conteúdo então atrai a atenção dos consumidores potenciais que através dele conhecem mais sobre seus produtos e serviços, convertem-se em leads e clientes.

Os posts variam de 500 a 1000 palavras e a frequência pode variar de 1 vez por semana, a posts diários dependendo da estratégia de cada empresa.

O que é: blog com posts de média frequência com a intenção de atrair e converter clientes.

Estratégia de monetização: venda de produtos e serviços.

Exemplos: Coca-Cola e Hubspot

É importante notar que você pode ter um blog que seja um misto de dois tipos diferentes.

Por exemplo: um blog de jornada e de ensino ao mesmo tempo. Você não só passa pela jornada, mas ensina a sua audiência a ter os mesmos resultados que você teve.

Além disso, todo blog que pretende vender algo e ter clientes no fundo também é um blog empresarial.

Espero que esse post tenha ajudado a identificar qual tipo de blog é o melhor para você.

Se você tem um blog, identificou qual deles é o seu? Ou caso não tenha, identificou o melhor para você?

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