Porque construir um blog de sucesso demora tanto tempo?

blog de sucesso

Porque construir um blog de sucesso demora tanto tempo?

Muitos blogs surgem todos os anos. E sobre todos os temas possíveis: moda, relacionamentos, viagem, beleza, maternidade, marketing e muitos outros.Todos começam com a intenção de criar um impacto positivo numa determinada audiência e ser um blog de sucesso, mas poucos realmente chegam lá.

Não é porque você está escrevendo artigos que as pessoas irão aparecer e ler seus artigos. Você precisará divulgar seu trabalho.

A verdade é que grande parte do trabalho é somente escrever e divulgar consistentemente por um longo, longo tempo.

As pessoas desistem muito cedo

É bastante desestimulante você gastar horas pesquisando, tirando fotos e escrevendo um artigo para poucas pessoas notarem.

Agora imagine escrever dezenas de artigos por meses e até anos e quase ninguém ler. É de arrasar qualquer um.

Isso é mais comum do que se imagina. Demora bastante tempo para construir uma audiência e um blog de sucesso. E isso pode ser desmoralizante.

Assim é muito comum que as pessoas não vendo resultados, desistam cedo demais.

Um caso muito legal é o do Rand Fishkin, dono da Moz, que conta como sua mulher Geraldine criou um blog de viagens, o Everywhereist e por dois anos seguidos não teve mais do que 100 visitas por dia.

Como você pode ver no gráfico abaixo, durante dois anos ela teve picos que devem ter parecidos montanhas gigantescas na época. Mas depois dos picos, o tráfego voltou a permanecer o mesmo.

De acordo com Fishkin é nesse ponto que a maioria das pessoas desiste.

Mas também como você pode ver no gráfico, Geraldine continuou a escrever regularmente e seu tráfego foi crescendo até alcançar mais de 100 mil visitas mensalmente.

Depois de 5 anos, ela estava ganhando em torno de 6 dígitos. Ou seja, pelo menos uns 100 mil dólares.

O que é necessário para ter um blog de sucesso?

É empolgante ouvir estórias de blogs de sucesso, mas raramente vemos todo o trabalho realizado para chegar até aquele ponto.

É muito raro encontrar blogs que tiveram sucesso imediato. A maioria demorou anos.

É uma pena eu agora não lembrar o nome, mas nunca vou me esquecer de ter lido no blog de uma menina que até ela escrever o centésimo (100!!!!) post dela, parecia que ninguém estava lendo e de repente ela começou a construir uma audiência imensa.

A verdade é que seu blog pode nunca chegar a ser um sucesso, mas a melhor chance que você tem disso acontecer é trabalhar nele todos os dias por anos.

E quem sou eu para falar para você sobre isso?

Durante quase 10 anos já tive vários blogs que não foram para frente, um que eu falava sobre a decoração do meu novo apartamento.

Afinal, quanto assunto eu poderia falar sobre esse tema? É claro que não foi para frente.

Tive outro blog sobre nutrição que servia de apoio para vender meus produtos físicos de nutrição e cosméticos.

Os dois foram construídos nas plataformas erradas, entre vários outros percalços pelo caminho.

Hoje tenho esse blog sobre marketing digital há 1 ano e 6 meses que vem crescendo.

Eu trabalho nele consistentemente todos os dias e apesar de ainda não estar aonde pretendo, tenho colhido ótimos resultados.

Com todos os erros que cometi, comecei a estudar marketing digital e hoje ajudo outras pessoas a fazerem seus negócios digitais crescerem. E mais do que isso, a pularem os erros que encontrei e economizarem tempo e dinheiro.

Aqui vão algumas dicas para que seu blog esteja no caminho do sucesso:

  • Escreva sobre algo que você genuinamente goste

Ter um blog é uma maratona e não uma corrida de 100 metros.

Assim é importante escrever sobre algo que você realmente goste já que é um compromisso de longo prazo e o resultado pode demorar a aparecer.

Pense se você conseguirá se comprometer a escrever por dois longos anos ou mais sobre o tema selecionado apenas como um hobbie, talvez não vendo nenhum resultado. Ainda assim você gostaria de escrever sobre esse assunto?

Se a resposta for sim, siga em frente.

  • Planeje-se

Uma vez que você criou o compromisso com sua missão, é importante ter um plano.

O conteúdo não vai se escrever sozinho.

Quantos artigos você planeja publicar por semana?

Quantas horas você vai gastar para pesquisar, criar o conteúdo, tirar ou procurar as fotos e fazer os designs de todos os elementos gráficos?

Se você gastar em média 3 horas para cada artigo e planeja publicar dois artigos por semana, são 6 horas da semana.

Você tem essa disponibilidade de tempo?

Se sim, separe um tempo semanal para escrever e publicar.

Coloque em sua agenda também um tempo para aprender novas habilidades que farão a diferença no seu blog e negócio.

  • Escreva para sua audiência

Um blog de sucesso não é exatamente um diário em que você escreve sobre tudo ligado a você: o que você comeu, os filmes que você viu, porque você está triste, etc. Isso se chama diário.

E tudo bem ter um impresso ou online.

Mas essa modalidade de blog tem pouquíssimas chances de ter sucesso.

A verdade é que pouca gente está interessada na sua vida. E a não ser que você tenha uma grande história de transformação (de gorda para magra, como eu era pobre e agora sou milionária, etc.) ninguém está interessado.

As pessoas estão interessadas nelas mesmas e em coisas que façam a vida delas melhores: idéias, inspirações, soluções para os problemas, informação, entretenimento.

Não só isso, elas procuram essas coisas diariamente no Google.

Então, se você quer ter sucesso com seu blog, saiba o que preocupa, entusiasma, tira o sono, enlouquece ou emociona seus leitores e escreva a respeito. Claro, respeitando os assuntos abordados no blog.

  • Tenha claro seu objetivo com o blog

Desde o começo saiba qual é o seu objetivo com o seu blog.

Se for para ganhar dinheiro, é importante entender que isso envolve um processo de vendas.

O que você irá vender?

Seus serviços? Espaço para anúncio no blog? Produtos físicos? Digitais?

Ter clareza desde o começo te ajuda a estruturar o blog de modo a potencializar a rentabilidade lá na frente.

Mais do que isso, à medida que constrói o blog aprenda como construir relacionamentos com essas pessoas para que elas passem a confiar em suas indicações e vendas.

Estude também como criar um processo de vendas e promover o que você vende.

  • Conheça e interaja com sua audiência

É normal começar um blog e ter pouca interação no começo já que você terá poucas visitas.

Mas com o tempo e o aumento da audiência, perguntas, conselhos, idéias e até mesmo críticas começarão a aparecer.

Interaja com as pessoas, mas não leve nada para o pessoal.

Aquela pessoa que criticou algo no seu blog podia estar de mau humor no dia e você também não tem obrigação de agradar a todos.

De qualquer forma é importante conhecer sua audiência para escrever mais do que ela gosta e oferecer produtos e serviços que ela irá comprar.

  • Tenha consistência

blog de sucesso

Esse é o ponto chave do sucesso do seu blog.

A consistência é o que diferenciará você do resto.

De nada adianta escrever um artigo hoje e passar meses sem escrever.

A consistência é importante por diversos motivos.

Tanto o Google, quanto seus poucos leitores no começo não te conhecem bem.

Eles não sabem exatamente sobre o que você fala, quando publica, se levará o negócio com seriedade ou não.

Assim sendo, no caso do Google, ele demorará em posicionar seus artigos e te exibir para seus futuros leitores.

De qualquer forma é preciso continuar escrevendo e publicando com regularidade.

O resultado virá, talvez não hoje e nem amanhã.

Trabalhe e confie. (ahah, até parece coisa de igreja, mas não é!).

  • Comemore as pequenas conquistas

É bom ter como ideal aquela blogueira ou aquele produtor digital muito famoso que já ganha muito dinheiro e é bem conhecido.

Mas como já falado, é uma raridade que essa pessoa tenha alcançado essa posição da noite para o dia.

Aliás, quase a totalidade das pessoas que tiveram sucesso, trabalhou duro durante anos para alcançar esse patamar.

Quer um exemplo?

Os Beatles trabalharam por quase 10 anos antes de terem o sucesso por quais hoje eles são reconhecidos.

O sucesso do seu blog deve demorar menos que isso. Ufa! Ainda bem!

Mas ainda assim é um processo longo.

Por isso é importante comemorar cada pequena conquista que você conseguir ao longo do tempo: aquela pessoa que te pediu um conselho, uma referência numa revista da sua área, os primeiros 100 ou 1000 seguidores de uma rede social, um convite para um evento, um artigo na primeira página do Google.

Todas essas pequenas conquistas são passos em direção a sua meta. E mostra uma evolução do ponto que você partiu.

Você ainda não está aonde quer, mas está a caminho.

Por fim, queria deixar como reflexão que ter um blog de sucesso é como plantar um bambu.

Depois de plantada, a semente do bambu não aparece por aproximadamente 5 anos.

Você não vê nada mesmo.

Não é que nada esteja acontecendo, mas que todo crescimento é subterrâneo e invisível a olho nu.

Uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

Como diz Steph Covey “Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos.

Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava…”

Espero que você persista na sua jornada com seu blog, mude e cresça com ele até que ele possa ver a luz do dia, ou seja, um blog de sucesso.

Como tem sido sua jornada até agora?

Opt In Image
Inscreva-se e baixe o e-book.
São 16 páginas com dicas práticas para aumentar seu tráfego!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ir direito ao ponto? Experimente a consultoria.Saiba Mais.
+ +

Baixe o e-book do Pinterest
no seu e-mail

11 dicas surpreendentes para aumentar seu tráfego massivamente com o Pinterest

Obrigada por inscrever-se.

Alguma coisa deu errado.