5 dicas para escolher os melhores nichos de Blog ou Negócio Digital

nichos de blogs

Se você pensa em trabalhar com marketing digital e ganhar dinheiro com seu blog, é preciso escolher o nicho para seu blog ou negócio digital. Atualmente, existem blogs dos mais variados assuntos e é difícil entrar em certos tipos de mercados, pois são muito concorridos.

Temas como concurso público ou empregos são bastante amplos e existem diversos portais que tratam do assunto. Se você tentar entrar para competir com estes sites, certamente irá se frustrar.

Antes de começar a empreender seu negócio digital é preciso encontrar o nicho certo. Mas como fazer isso? É difícil, mas neste artigo você aprenderá algumas dicas para escolher o nicho de seu blog ou negócio digital.

Antes de tudo, o que é um nicho?

Um nicho representa uma área de atuação ou negócio de uma empresa. Ele é composto por um público que compartilha determinadas características e por isso tem potencial em comprar um produto específico.

A importância do nicho

Escolher o nicho certo vai fazer com que você não entre na concorrência com grandes autoridades do assunto.

Você não conseguirá entrar em um mercado de notícias competindo com UOL, Terra ou G1.

Escolher o nicho certo vai evitar que você desperdice tempo. Então o primeiro passo antes de iniciar seu blog é encontrar o nicho.

5 dicas para escolher o nicho de blog ou negócio digital

#1. Encontre micro nichos

Falamos até agora de nichos. A verdade é que quanto mais você afunilar um tema, mais sucesso terá.

Por isso é tão importante encontrar as fatias de mercado presente dentro destes nichos, os micro nichos.

De acordo com a Hotmart, plataforma que vende produtos digitais, quanto menor o nicho, maiores são as conversões de venda.

Veja o gráfico abaixo:

nichos de blogs

#2. Fuja dos blogs genéricos

Esta dica só vem a afirmar a dica anterior. Encontrar nichos significa fugir daqueles blogs que procuram falar sobre tudo. Tentar falar sobre todas as áreas não fará com que você fidelize seu público.

#3. Seu nicho está no seu dia-a-dia

Esta talvez seja a melhor dica para encontrar seu nicho.

A sua busca está no seu cotidiano. Procure analisar mais as suas ações, pense naquilo que você faz e onde busca informação.

Um exemplo prático: você vai no mercado e quer saber sobre determinado ingrediente. Faz uma busca no Google e não encontra nada sobre o tema. Tenta entrar em sites sobre o assunto e tem poucas informações.

Aí pode estar um nicho a ser explorado.

#4. Descubra algo que você realmente goste

É preciso lembrar que, ao encontrar o seu nicho, você precisará escrever sobre o tema por um longo tempo e mantendo a consistência.

Busque assuntos que você goste, pois caso não faça isso, seus textos refletirão sua falta de paixão e empenho, o que gerará pouco engajamento entre os usuários.

Mas não basta escolher algo que realmente você goste.

Você também precisa ter certeza que conseguirá ganhar dinheiro com esse nicho.

#5. Utilize ferramentas para encontrar nichos

A tecnologia está a sua disposição para encontrar o tão sonhado nicho de mercado.

Existem muitas ferramentas, algumas pagas e outras gratuitas, que vão lhe ajudar a analisar o que o seu público está pesquisando. Dessa forma fica mais fácil encontrar o nicho ou o micro nicho de seu blog.

Um exemplo de ferramenta gratuita é o Google Trends. Aqui você verifica quais assuntos são tendência e se sua procura está crescendo ou não.

As redes sociais são uma boa alternativa para pesquisar o que está sendo falado ou pesquisado, especialmente o Pinterest.

Conclusão

Neste artigo você viu a importância de descobrir o nicho certo para o seu blog ou negócio digital.

Se você deseja empreender dessa forma, comece hoje mesmo a analisar em sua volta o que as pessoas estão buscando. Quais são as informações que o seu público-alvo procura e não encontra.

Acertando na escolha do nicho, 50% do sucesso de seu blog está garantido. O resto é com você.

E se você quer ganhar dinheiro com seu blog, conheça o Fórmula Negócio Online, o melhor e mais completo curso para você criar seu blog ou negócio digital do zero.

Opt In Image
Inscreva-se e baixe o e-book.
São 21 páginas com dicas práticas para aumentar seu tráfego!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ir direito ao ponto? Experimente a consultoria.Saiba Mais.
+ +

Baixe o e-book do Pinterest
no seu e-mail

11 dicas surpreendentes para aumentar seu tráfego massivamente com o Pinterest

Obrigada por inscrever-se.

Alguma coisa deu errado.