Mentalidade empreendedora: como transformar a sua mentalidade para empreender

Construir uma mentalidade empreendedora é investir em um verdadeiro super poder. Isso porque no empreendedorismo a mentalidade é um dos fatores que mais contribui no sucesso e no fracasso de um negócio.

Para desenvolver uma mentalidade empreendedora é necessário possuir algumas características fundamentais e trabalhá-las para obter melhorias contínuas. Confira nesse artigo os principais pontos a se trabalhar para desenvolver a sua mentalidade empreendedora. 

Inteligência emocional como alicerce da mentalidade empreendedora

Antes de trabalhar o foco, a organização ou a gestão de pessoas o empreendedor precisa necessariamente adequar a sua mentalidade cuidando de sua inteligência emocional.

O controle dos seus sentimentos é o que ditará como o empreendedor se portará diante de situações extremas onde o planejado fica para trás e as decisões precisam ser rápidas e certeiras.

Para conseguir controlar os próprios sentimentos é preciso primeiro entender o funcionamento deles. Observando como você responde às situações, prestando atenção às consequências das suas respostas e traçando um plano de melhoria contínua você verá a sua mentalidade se transformando. 

Clareza na comunicação

Comunicação é muito mais do que falar ou escrever um texto: é transferir ideias. E as ideias são a base do empreendedorismo.

Por isso, aprender a ser claro ao se comunicar é uma necessidade de todo empreendedor que pretende verdadeiramente ser bem sucedido.

Exercite sua clareza conversando mais sobre os desafios que você passa quanto empreendedor. Converse com pessoas de dentro e de fora do empreendedorismo para avaliar se você consegue transferir suas ideias também para leigos. Quanto mais clara for a sua maneira de se comunicar, melhor você se relacionará com outros empreendedores, com funcionários e com clientes. 

Metodologia como ferramenta empreendedora

Outro fator importante quando o assunto é mentalidade empreendedora são as metodologias.

A adoção de metodologias é uma excelente maneira de manter organizados os processos tanto profissionais quanto pessoais. A partir deles é possível seguir uma ordem de processos e verificar com muito mais facilidade onde aconteceu alguma falha, caso ocorram. Trabalhe a sua mentalidade para se acostumar com as metodologias. E não se prenda tanto a elas pois flexibilidade também é uma característica necessária para quem empreende. 

Inteligência financeira para o empreendedor

Se você é do grupo que prefere não lidar com números saiba que no empreendedorismo não tem pra onde fugir.

E quando o assunto é dinheiro, construir uma mentalidade empreendedora esbarra em construir uma mentalidade milionária.

Isso porque no mundo do empreendedor é necessário lidar com finanças, como por exemplo procurar créditos e financiamentos, calcular taxas de juros entre outros pormenores.

Quando o dinheiro começa a aparecer é hora de lidar com faturamentos e lucros, com impostos, fornecedores e com funcionários. Se você não tem uma mentalidade milionária e não dá valor aos investimentos e aos ajustes como forma de usar o dinheiro de maneira inteligente, dificilmente conseguirá desenvolver sua mentalidade empreendedora. 

Resiliência como característica fundamental do empreendedor

A mentalidade empreendedora tem como princípio fundamental a resiliência.

No empreendedorismo é muito comum falhar e precisar se reerguer após uma queda. É comum precisar refazer rotas e optar por tomar outros rumos e recomeçar. Para tanto, é necessário ter uma mentalidade que só quem já tem a resiliência trabalhada possui. 

Habilidades sociais no empreendedorismo

Não importa qual o nicho escolhido para trabalhar. De uma forma ou de outra será necessário lidar com pessoas. A mentalidade empreendedora também passa por saber lidar com pessoas nas mais diversas situações. Entender que pessoas erram, perceber potencial, saber contratar e demitir sem envolver aspectos pessoais, será necessário na jornada do empreendedorismo. 

Humildade na jornada empreendedora

A mentalidade empreendedora não deve se ver acima dos outros e é necessário estar atento para não deixar aflorar arrogâncias.

Nesse sentido, a humildade é uma característica necessária para viver a jornada do empreendedorismo. Principalmente no que diz respeito a falhas e erros.

É preciso ser humilde e ao percebê-los assumir as responsabilidades deles. Além disso, é a humildade quem vai ajudar o empreendedor a aprender com os mais experientes e buscar conhecimento sobre aquilo que ele foi humilde o suficiente para aceitar que não sabe. 

Exercite a mentalidade empreendedora

De nada adianta saber como desenvolver sua mentalidade empreendedora se você não se colocar à prova. É preciso encarar os desafios tanto profissionais quanto pessoais.

Assim, moldar a sua mente para estar sempre resiliente, humilde, treinando lidar bem com pessoas. O exercício trará clareza sobre onde é necessário melhorar e onde as coisas já estão mais ajustadas.

Esteja sempre exercitando a sua mentalidade empreendedora para que você nunca deixe de crescer. 

Agora você já conhece as características da mentalidade empreendedora e sabe que é fundamental exercitá-la. Desenvolvendo-a você será capaz de gerir os seus negócios e sua vida pessoal colocando ambos nos eixos do crescimento. 


Opt In Image
Inscreva-se e baixe o e-book.
São 21 páginas com dicas práticas para aumentar seu tráfego!

Deixe uma resposta

Quer ir direto ao ponto? Experimente a consultoria.Saiba Mais.
+ +

Baixe o e-book do Pinterest
no seu e-mail

11 dicas surpreendentes para aumentar seu tráfego massivamente com o Pinterest

Obrigada por inscrever-se.

Alguma coisa deu errado.