(L8TLtqufVESf@Kyi6#!#^@9

5 Dicas de Produtividade para quem busca ganho de tempo

Ser mais produtivo e ter mais tempo livre é o desejo de diversas pessoas, seja para obter um maior desempenho no trabalho, descansar, passar mais tempo com a família ou qualquer outro motivo.

As possibilidades são imensas, afinal, o tempo é um dos bens mais escassos e valiosos que possuímos. Tendo completa ciência disso, separei cinco dicas rápidas que vão te auxiliar a conseguir mais tempo e aumentar a sua produtividade, confira-as a seguir.

Autocuidado

Quando sentimos cansaço, tristeza, raiva ou qualquer outra sensação ruim, nos tornamos menos produtivos. Por isso, cuidar de si mesmo é o primeiro e mais importante passo para ser mais produtivo.

Faça terapia, yoga, medite ou faça qualquer outra coisa que te acalme.

Não se esqueça de cuidar de seu corpo. Caminhada costuma ser o jeito mais fácil de fazer isso.

Se possível, durma o suficiente e nada mais, todos os dias. Ganhará mais tempo e se sentirá melhor.

Especialistas recomendam algo em torno de 6 a 8 horas para pessoas adultas, tudo dependerá da quantidade que te faz se sentir melhor.

Vale destacar, ainda, que não deve tentar dormir pouco a fim de ganhar mais tempo, pois o efeito será completamente oposto, acredite.

Organização

Pessoas organizadas tendem a gerenciar melhor o seu tempo e encontrar maneiras distintas de aumentar a sua produtividade.

Isso significa que algo que pode servir para uma pessoa pode não ser o ideal para você. Confira algumas dicas desse ponto, logo abaixo.

Defina horários

Ter horários bem definidos é uma das melhores formas de aumentar a sua produtividade e ganhar mais tempo. Isso também auxilia no seu foco, algo diretamente relacionado a esses outros dois fatores.

Para conseguir saber quanto tempo possui em um dia, comece anotando em algum lugar todos os seus compromissos fixos.

Em seguida, observe se há algum espaço de tempo livre, não importa o quão pequeno ele seja.

Caso não veja tempo disponível, terá anotado tudo o que precisa para saber o que é importante ou não. Elimine tudo aquilo que for desnecessário. Mais a frente, poderá ler mais sobre isso.

Cuide do seu local de trabalho

Ter um ambiente organizado para trabalhar te auxilia a ter mais foco, ganhar tempo e ser mais produtivo.

Para conquistar esse objetivo, aplique a técnica do minimalismo: mantenha em seu local de trabalho somente aquilo que é necessário para executá-lo.

Se não precisa do seu celular para trabalhar, por exemplo, por que mantê-lo por perto? Elimine distrações.

Aqui entra uma certa pessoalidade na organização. Isso porque cada um tem o seu modo de pensar e viver, o que é importante manter por perto para você pode não ser para outra pessoa.

Portanto, analise bem o que precisa de fato e elimine o restante, terá mais foco e irá economizar tempo em pequenas tarefas.

Uso de boas ferramentas

O uso de boas ferramentas é essencial para ganhar produtividade e tempo.

Contudo, definir o que é uma boa ferramenta para seu trabalho é algo que deve fazer sozinho, pois ninguém sabe melhor o que precisa do que você mesmo.

Se possui um escritório em sua casa, por exemplo, deve ter uma boa cadeira, uma boa luminária, uma mesa que se adapte ao que precisa e etc. Cada detalhe desses pode te favorecer ou não em seu dia a dia.

Para exemplificar como uma boa ferramenta pode te auxiliar, podemos utilizar como exemplo uma simples caneta.

Vamos supor que precisa escrever muito enquanto trabalha e para isso utiliza uma caneta qualquer que vem falhando constantemente.

Talvez não perceba, mas isso te faz perder tempo e te afeta negativamente do ponto de vista emocional.

Logo, se comprar uma caneta melhor, que não falhe ao escrever, terá um pequeno ganho de tempo e um conforto maior ao realizar essa simples tarefa.

Apesar de ser um exemplo pequeno e isolado que talvez não sirva para você, é algo que se acumulado a outras pequenas coisas pode te trazer benefícios inimagináveis.

Se não utiliza nenhuma ferramenta para gerenciar suas tarefas e tempo, por exemplo, pode utilizar algum software gratuito como o Trello, pense além daquilo que conhece, tenho certeza que irá conseguir se tornar mais produtivo com boas ferramentas.

Aprenda a dizer não

Diversas vezes, as pessoas não sabem como dizer não umas às outras e acabam se atarefando demais e ficando sem tempo.

Não, isso não significa que deve parar de ajudar outras pessoas, mas sim que deve dosar isso para que possa viver a sua própria vida.

Além disso, se comprometer com mais tarefas do que realmente deveria pode fazer com que deixe alguém na mão.

Por motivos como esses e outros, saber dizer não é algo fundamental para que ganhe tempo e seja mais produtivo naquilo que realmente deseja ser.

Se seu objetivo for ajudar mais pessoas, por exemplo, se ajudar primeiro é um excelente começo. Lembre da primeira dica, o autocuidado.

Utilize a técnica pomodoro

Criada em 1992, a técnica pomodoro nos prova que, cansados, somos menos produtivos.

A título de exemplificação, vamos pensar em uma pessoa que deseja assistir uma videoaula com 1 hora de duração.

Somente a ideia de dedicar uma hora de seu tempo para focar em uma única videoaula tende a lhe causar cansaço.

De modo lógico, isso diminui a sua concentração e qualquer coisa pode lhe tirar o foco enquanto deveria estar estudando, neste caso.

Porém, se dividir essa aula em 4 sessões com 25 minutos cada, com um intervalo de 5 minutos entre elas, a tarefa se tornará mais fácil de ser executada.

Assim, terá um nível de concentração muito maior, bem como foco. Logicamente, será mais produtivo.

Você pode e deve aplicar a técnica pomodoro em qualquer tarefa que exija um longo período de esforço mental, não apenas nos estudos.

Considerações finais

Neste artigo, foram expostas cinco dicas que podem lhe ajudar a ser uma pessoa mais produtiva e ganhar mais tempo.

Apesar de existirem diversos fatores que levam alguém a improdutividade e a exaustão total de seus dias, alguns são comuns a maioria das pessoas.

Estes foram os principais pontos que este artigo buscou abordar.

Se possui alguma outra dica que acredite que vá ajudar alguém ou tenha tido sucesso com a aplicação de alguma das que foram expostas, compartilhe conosco deixando um comentário aqui em baixo!

Opt In Image
Inscreva-se e baixe o e-book.
São 21 páginas com dicas práticas para aumentar seu tráfego!

Deixe uma resposta

Faça uma Consultoria Gratuita para Aumentar Suas Vendas. Clique para Marcar

Baixe o e-book do Pinterest
no seu e-mail

11 dicas surpreendentes para aumentar seu tráfego massivamente com o Pinterest

Obrigada por inscrever-se.

Alguma coisa deu errado.

Fale comigo