(L8TLtqufVESf@Kyi6#!#^@9

Airbnb: como ganhar dinheiro com hospedagens

O Airbnb é uma plataforma colaborativa que une pessoas interessadas em alugar um quarto com pessoas que tem um espaço sobrando em seu imóvel ou até mesmo ele todo.

Com isso, viajantes conseguem encontrar diversos locais em todo o mundo para que se hospedem, com uma vantagem de preço em relação aos meios tradicionais.

Já os donos destes imóveis obtêm lucro quando os oferecem para quem está disposto a pagar pela estadia.

Para entender melhor e aprender a como fazer uma renda extra ou talvez, quem sabe, até mesmo um novo negócio, veja a seguir em detalhes como ganhar dinheiro com o Airbnb.

Como funciona o Airbnb?

Primeiramente, é importante compreender de maneira breve como funciona o Airbnb, em três diferentes pontos: nomenclaturas, pagamentos e segurança.

Nomenclaturas

Como dito anteriormente, o Airbnb é uma plataforma online que une pessoas com interesses semelhantes.

Dentro do site, quem oferta imóveis para hospedagem não é necessariamente quem irá recepcionar os hóspedes.

Geralmente, a ele é referido apenas o título de dono do anúncio, pois facilita a compreensão dos demais termos.

Logo em seguida vem o anfitrião, que é quem cuida de toda recepção e hospitalidade do hóspede de fato.

Pagamentos

São variadas formas de pagamento que o Airbnb oferece, porém, destacam-se três delas para nós, brasileiros, com prazos diferentes, veja a seguir:

  • ACH/Depósito direto: até 3 dias úteis;
  • Transferência bancária ou internacional: 3 a 7 dias úteis;
  • PayPal: dentro de 1 dia útil.

Em acréscimo, há uma taxa de 3% sobre o seu valor de reserva que é cobrada pelo Airbnb.

Segurança

O Airbnb é uma plataforma completamente segura, não à toa oferecem um seguro de até US$ 1 milhão em caso de danos ao imóvel.

Soma-se a isso o fato de todos que anunciam e participam da plataforma terem todas suas informações confirmadas, prevenindo fraudes e diminuindo riscos.

O pagamento é feito pelo hóspede antes dele chegar ao local e repassado ao anfitrião após 24 horas do check-in ou mensalmente, quando o tempo de hospedagem for superior a 1 mês.

Para compreender melhor o funcionamento como um todo da plataforma, continue lendo este artigo e aprenda, concomitantemente, a como ganhar dinheiro com ela.

Tipos de anfitriões e formas de lucro dentro do Airbnb

No Airbnb, existem três tipos de anfitriões distintos, sendo que um deles nunca irá se alterar.

O dono do anúncio é a pessoa que anuncia o seu próprio imóvel na plataforma e, mesmo que ela contrate outro tipo de anfitrião, ficará com o ônus e o bônus de todo o processo.

Para mais detalhes, veja a seguir todos os tipos de anfitriões e compreenda melhor as diferentes formas de se ganhar dinheiro com o Airbnb.

Dono do anúncio

O dono do anúncio é o proprietário do local ofertado para hospedagem e ele pode ou não ser o anfitrião.

Nessa lógica, o dono do anúncio pode, muitas vezes, querer apenas alugar seu imóvel ou parte dele sem se preocupar com a recepção do hóspede.

Para isso, existem os outros tipos de anfitriões, que realizam esta tarefa da melhor maneira possível.

Contudo, caso deseje, o proprietário pode tanto oferecer o local para alugar quanto recepcionar os hóspedes e auxiliá-los em tudo o que precisarem.

Coanfitrião

O coanfitrião, também chamado de anfitrião experiente, é alguma pessoa da plataforma que já possui uma boa avaliação na recepção de pessoas.

Desse modo, ele pode atuar como anfitrião em um imóvel que não seja seu, mas sim de outra pessoa que não quer se preocupar com a hospedagem de modo geral.

Este é o caso dos proprietários que desejam apenas alugar seu imóvel, seja por ter espaço sobrando, por estar parado ou qualquer outro motivo.

Geralmente, os coanfitriões cobram uma taxa de 10% a 20% do lucro para que exerçam essa tarefa.

Equipe de hospedagem

A equipe de hospedagem pode ser uma empresa ou equipe de pessoas que irá gerenciar as acomodações em nome do dono do anúncio e, consequentemente, do imóvel.

Sendo assim, ela poderá cuidar de todo o processo, desde definir preços, receber hóspedes e até mesmo agendar manutenções na propriedade, quando necessário.

Além disso, o lucro da equipe será dado de maneira semelhante ao do coanfitrião e as tarefas que ela poderá ou não executar serão definidas pelo dono do anúncio.

Quanto ganha um anfitrião do Airbnb?

O ganho de anfitrião é relativo e pode variar bastante de acordo com o local, o tipo de imóvel, a hospitalidade e etc.

Todavia, é possível ter uma base de quanto pode ganhar, através do próprio site do Airbnb ou com o relato de pessoas que atuam na plataforma.

Estimativa do site do Airbnb

O site oficial da plataforma colaborativa fornece um espaço para que estime o quanto você pode ganhar mensalmente nela.

Para isso, basta colocar o estado em que reside, se irá disponibilizar parte do imóvel ou todo ele e o número de hóspedes que pode receber.

Com base nesses dados, a plataforma irá lhe gerar um valor estimado de quanto pode receber mensalmente.

Vale destacar que essa estimativa pressupõe 15 noites reservadas por mês, com base nos preços médios de outras pessoas com características semelhantes.

Depoimentos de pessoas que usam o Airbnb

A melhor maneira de saber se um produto ou serviço é funcional ou bom é ouvindo pessoas que já o adquiriram.

Nessa perspectiva, Kelly Kampen, empreendedor e Superhost no Airbnb, conseguiu ganhar US$ 41,879 em apenas 2 anos na plataforma.

Kampen já recebeu mais de 700 pessoas, de mais de 70 países e entrou na plataforma pelo acaso.

Embora já tivesse conhecimento de sua existência e funcionamento, ele nunca pensou em colocar algum quarto de sua casa para viajantes alugarem.

Contrariando suas expectativas, em um belo dia, Kampen recebeu um colega de seu amigo, que estava de passagem pela cidade, em seu quarto de visitas.

Seu nome era Bowei Gai, e ele quem incentivou Kampen a colocar o mesmo quarto em que ele ficou no Airbnb.

Inicialmente, ele tirou fotos com o próprio celular e começou cobrando 19 dólares por noite.

Alguns meses depois, decidiu fazer um segundo quarto em um escritório que ele possuía em sua casa, mas não utilizava.

Com o passar do tempo, Kampen percebeu que precisava fazer algumas melhorias para conseguir ganhar ainda mais dinheiro, como por exemplo:

  • Contratar um fotografo profissional para as fotos da casa;
  • Manter o local sempre limpo;
  • Adaptar o preço à concorrência;
  • Responder rápido as mensagens no site;
  • Pedir referências aos amigos.

Utilizando-se desses pontos, ele conseguiu otimizar seu espaço e networking, recebendo indicações e melhorando seu marketing, com o uso de redes sociais como o Pinterest, por exemplo.

Conclusão

Com o Airbnb, é possível ter uma alta rentabilidade mensal e até viver com os lucros da plataforma, se investir neste modelo de negócio.

Não obstante, para obter bons resultados, é necessário o mínimo de dedicação ou investir uma quantia relativa para pequenos retornos a longo prazo.

Gostou das possibilidades de ganho que a plataforma oferece? Não perca tempo e vá agora ao site do Airbnb para divulgar seu espaço livre e ganhar dinheiro.

Aprenda também a como ganhar indicando produtos pela internet.

Opt In Image
Sem Ideias para Começar Seu Negócio Online?
Baixe o Guia com 50 Ideias de Negócios de Sucesso e Inspire-se!!!

Deixe uma resposta

Faça uma Consultoria Gratuita para Aumentar Suas Vendas. Clique para Marcar