61 ideias de posts diferentes para trazer mais sucesso para seu blog

ideias de posts

 

Quem tem um blog sabe o quão difícil é vir a cada dia com uma ideia diferente para escrever para sua audiência. Além de um conteúdo interessante, é importante variar o formato também. Por isso, hoje segue uma lista de 61 ideias de posts diferentes para deliciar sua audiência e trazer mais sucesso para seu blog.

Essas ideias de posts ser usadas não só para criar posts para blogs, mas também posts para redes sociais.

61 ideias de posts diferentes para seu blog

Eduque e gere discussões sobre um determinado assunto

Esses posts educam seus leitores sobre seu nicho, assim como despertam o interesse e geram discussões.

#1. Tutoriais

Ensine seus leitores a fazerem algo passo a passo. Use textos, imagens, screencasts, vídeos ou instruções por áudio.

#2. Posts de listas 

Escreva um post de lista numerada de interesse da sua audiência.

#3. Problema/ Solução

Apresente um problema comum que sua audiência tenha e em seguida uma solução.

#4. Guia para Iniciantes

Monte um guia completo para ajudar os iniciantes.

#5. Posts de estatísticas

Liste todas as estatísticas sobre determinado assunto.

#6. Glossários

Ajude seus leitores a entenderem os termos usados pelo seu nicho.

#7. Posts educacionais ou informativos

Posts que ajudem a você estabelecer-se como especialista sobre seu assunto/ produto/ serviço.

#8. Como fazer

Explique graficamente ou em vídeo como criar uma solução desejada (DYI, receitas, passo a passo para resolver algo). O Pinterest é um ótimo lugar para divulgar esse tipo de post.

#9. Infográficos

Compile ideias e números em infográficos. Apesar de trabalhoso, esse é um dos recursos mais compartilhados.

#10. Posts de definição

Explique jargões pouco conhecidos do seu nicho de forma fácil e interessante.

#11. Compilação de recursos

Compile e compartilhe os melhores recursos da net sobre determinado assunto. Criei esse “35 cursos gratuitos para aprender marketing digital 2018” (Na verdade criei em 2016. Está atualizado agora) porque eu não encontrava eu mesmo esse recurso na net.

#12. Controvérsia

Seja controverso. Mostre um ponto de vista único.

#13. Checklists

Ajude seus leitores a completar uma tarefa que seja repetitiva, difícil ou importante de forma rápida e eficiente com um checklist.

#14. Seminários/ Webinários

Eduque seus leitores sobre um tópico. Pode ser sozinho ou através de uma parceria. Veja o webinário que fiz com a SEMrush sobre como “Criar um Blog como um negócio”.

#15. Perguntas e respostas

Pegue um tema, faça uma pesquisa de todas perguntas e crie um post com as perguntas e respostas. Você pode por exemplo buscar no Quora o que as pessoas estão perguntando sobre o seu nicho.

#16. Seleção do mês ou da semana

Blogs, livros, recursos, aplicativos, ferramentas, dicas.

#17. Post comparativo

Compare duas situações, ideias, linhas de raciocínio, empresas, produtos com os prós e os contras.

#18. O Guia Completo 

O guia completo de/ para____. Escreva um post aprofundado e completo com tudo o que sua audiência precisa saber sobre determinado tópico.

Entretenha sua audiência

Esses posts ajudam a trazer mais leveza e entretenimento a seus leitores, além de motivá-los a interagir com suas publicações. Tem potencial para “viralizar” nas redes sociais.

#19. Motivacional/ Inspiracional

Entretenha e motive sua audiência com posts motivacionais ou inspiracionais. Exemplo: Pete Cahsmore: negócio milionário a partir do seu quarto.

#20. Quizzes pessoais 

Entretenha sua audiência com quizzes pessoais que possam ser relacionados a seu tema. A Buzzfeeed deve grande parte de seu sucesso aos inúmeros quizzes legais que ela publica. Esse plugin WordPress para criar Quizzes é gratuito.

#21. Posts engraçados

Podem ser humorísticos, satíricos ou paródias. Misture o tema do seu nicho com algum acontecimento do momento.

#22 Citações

Citações interessantes sobre um assunto ou personalidade. Exemplo: Coco Chanel em 31 surpreendentes citações.

#23. Notícias

Notícias de lançamentos de tendências, produtos, novidades da sua área.

#24. Tirinhas/ quadrinhos/ Memes

Use esses formatos para explicar seus produtos de forma interessante, para enfatizar pontos de vista ou argumentos, explicar um passo a passo, contar um case ou só uma estória interessante ou engraçada.

#25. Lições de vida/ Parábolas/ Sermões

Use a emoção para dar conselhos de vida, de relacionamento, de desenvolvimento pessoal.

#26. Desenhos

Use para inspirar, contar uma história, baixar como brinde.

#27. Resenhas

Faça resenhas sobre itens interessantes a seu público (restaurantes, eventos, livros, filmes, produtos).

#28. Entrevistas

Entreviste pessoas interessantes no seu nicho e traga outros pontos de vista para sua audiência. Você pode usar textos, vídeos ou somente áudios.

#29. Concursos/ Sorteios

Concursos e sorteios com produtos e serviços que atraiam a sua audiência e que gerem envolvimento.

#30. Eventos atuais/Tópicos quentes

A Copa do Mundo foi um desastre, mas todo mundo fala sobre ela? Que tal criar um post com “O que podemos aprender com os erros da seleção brasileira”? Veja como você pode relacionar esse evento com sua empresa/ blog.

#31. Posts de perfil 

Mostre o perfil de uma pessoa, de um negócio, organização ou movimento que esteja alinhado aos valores da empresa ou que possam interessar sua audiência.

#32. Reprodução de posts de experts

Traduza ou adapte um post de um expert (com autorização) e mostre uma nova perspectiva. Esse meu post “3 maneiras de parar de reclamar – Porque você está me estressando” é uma reprodução de um post do Rory Vaden que ele me autorizou reproduzir.

#33. O Melhor/ Top de____

Uma seleção dos melhores (produtos, ideias, lugares, etc).

Promova sua empresa, produtos e serviços

Ajude e envolva sua audiência com sua empresa e serviços. Humanize. Faça com que percebam que existem pessoas preocupadas em trazer a melhor experiência possível.

#34. Casos de sucesso/Estatísticas

Casos de sucesso implementados no seu negócio ou nos negócios de seus clientes. Dados, estatísticas levantados, formas de implementar uma nova informação, etc.

#35. Dicas de uso de produtos

Podem ser dicas de seus próprios produtos, de outros produtos se você trabalha como afiliado, de produtos que você indica e que são complementares ao seu.

#36. Conheça a equipe

Mostre a seus leitores sua equipe: o que cada um faz na empresa/ blog, seus hobbies, uma estória engraçada.

#37. Testemunhos/Vídeos ou Fotos de Clientes

Testemunhais e vídeos de clientes satisfeitos ou que tiveram ótimos resultados com seus produtos e serviços. Também fotos de antes e depois.

#38. Eventos da empresa

Marcos da empresa: data de criação/ aniversário, aumento de equipe, ganho de prêmios, participação em eventos do setor, ganho de uma nova conta, lançamento de livros, cursos, venda da empresa para um grupo internacional.

#39. Por trás das cenas

Mostre como sua equipe trabalha, como os produtos são criados, como o evento está sendo organizado, o dia a dia do local de trabalho, os pacotes sendo embrulhados e enviados ao cliente.

#40. Portfolio/Trabalhos Finalizados

Apresente os últimos trabalhos realizados para seus clientes: aquele website, as fotos do evento, o resultado final.

#41. Previsões/ Análises

Faça uma análise de mercado sob certo aspecto. Mostre a previsão de determinada tendência ou legislação pode afetar seus leitores.

#42. Recursos Criados

E-books, checklists, relatórios ou qualquer recurso gratuito que você tenha criado e ofereça a seus leitores.

#43. FAQs 

Frequent Asked Questions (perguntas frequentemente perguntadas). Responda as perguntas mais perguntadas por seus clientes.

#44. Posts de convidados

Convide pessoas do seu nicho para escrever um post.

#45. Respostas aprofundadas a questões

Pegue uma questão e faça um post inteiro sobre isso ou uma série de posts.

#46. Rodada/ Painel de Especialistas

Pergunte a opinião de vários especialistas sobre determinado tópico e escreva um compilado com todas as respostas.

#47. Promoção de clientes

Mostre a forma única que clientes estão usando seus produtos e serviços.

#48. Anúncios

Lançamentos de produtos, promoções, eventos que estão para acontecer.

#49. Resultados de pesquisas com seus leitores/ clientes

Fez uma pesquisa com seus clientes e leitores e recebeu insights interessantes? Divida suas descobertas.

#50. Compartilhe um evento no qual você está

Compartilhe os pontos altos do evento ao vivo.

Estabeleça conexões e engaje seus leitores

Seja pessoal e use suas experiências para criar conexões e empatia com seus leitores.

#51. Projetos/Metas 

Convide seus leitores para completar uma meta ou projeto com você, acompanhar um objetivo pessoal (perder peso, entrar em forma), a criação ou lançamento de um produto. Atualize sua comunidade e peça encorajamento e interações.

#52. Posts de progressos

Em que status uma meta está, o que ganhei até agora, futuras ideias.

#53. Estórias pessoais/ anedotas

Mostre o que fez para chegar até aqui, suas fragilidades, similaridades com seus leitores.

#54. Sua resposta a outros posts/ vídeos/ conteúdos na web

Comente sobre um conteúdo mostrando sua concordância ou discordância.

#55. Um pouco do dia a dia

Como você acorda, o local em que você trabalha, como é sua vida, como você conseguiu obter os primeiros 1.000 inscritos para sua lista de e-mail, conseguiu seu primeiro cliente.

#56. Coleções ou Colagem de Imagens 

Minha viagem para a Grécia em fotos, formas de usar lenços, etc.

#57. Itens favoritos

Se você tem um blog, que tal mostrar os seus itens favoritos: livros, ideias, estilos de roupas, séries de TV?

#58. Manifestos/ Discursos

Defenda uma ideia ou uma linha de raciocínio única. Quem sabe fica tão famosa como essa que fala dos seus 1.000 true fans (1.000 fãs verdadeiros). Recomendo demais a leitura para quem tem um negócio.

#59. Compartilhe uma estória embaraçosa

Todos somos humanos e erramos. Mostre uma estória embaraçosa e o que você aprendeu com isso.

#60. Defenda uma causa/ Chame a atenção

Crie barulho em torno de uma causa que sua empresa defende e que é maior do que você. Chame a atenção das pessoas e peça a participação.

#61. Seus ídolos

Mostre quem são seus ídolos e como eles eles te moldaram na pessoa em que você é.

Conclusão

Procurei nesse post dar ideias de posts variadas que podem ser usadas tanto em blogs, quanto em negócios físicos e online de todos os nichos.

Lembre-se de adaptá-las para sua realidade e para seu nicho.

Nem toda ideia servirá para sua situação.

Por exemplo, se você é uma empresa tradicional como um escritório de advocacia, mostrar como você acorda não vai cair nada bem, mas é interessante pra uma agência de marketing ou uma start up.

Qual das ideias de post que você mais gostou e qual vai usar no seu próximo post?

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