Como criar um blog no WordPress?

como criar m blog emWordpress

WordPress.org é um  CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) muito utilizado em todo o mundo para criação de blogs e sites, principalmente, por parte de profissionais autônomos e de empresas. Esta popularidade se dá, entre outros motivos, por não precisar conhecer a linguagem de programação para criar o espaço virtual completo e perfeito em apenas meia hora. Esse artigo vai te ensinar como criar um blog no WordPress.

Cadastro

É muito fácil você cadastrar para utilizar o serviço.  Basta você acessar wordpress.org, inserir um e-mail válido para contato, preencher seus dados pessoais e uma senha forte (de preferência que não seja utilizada em outro local).

Também é possível comprar uma hospedagem em algum provedor, como por exemplo, o Hostinger, e lá você vai acessar o painel de controle e clicar para fazer a instalação do aplicativo CMS WordPress – que nada mais é do que wordpress.org adquirido por outro local.

Após a instalação ou o cadastro diretamente site você escolher um tema para ser aplicado a sua página na internet. Existem milhares de modelos prontos para você personalizar de acordo com o seu gosto inserindo gadgets, como, por exemplo, lista de links, links para redes sociais e anúncios que utilizam códigos HTML ou PHP.

Você pode escolher várias fotos em bancos de imagens para utilizar no seu site de forma gratuita, segura e ética. Mas, o ideal é que você contrate um profissional de comunicação digital para que ele faça o planejamento e execução do seu site ou blog no WordPress. Ele irá criar os textos, o design personalizado para sua marca e vai saber utilizar as melhores técnicas de marketing e SEO para alavancar seu espaço digital.

Criando seu blog

Primeiro você precisa definir um domínio para o blog. O ideal é utilizar palavras chave no domínio, bem como ter um nome curto, de fácil memorização e impactante. Precisa ter relação com seu negócio. Por isso recomendamos que você procure um profissional de comunicação e marketing.

Você pode criar seu domínio de três formas: comprar ele junto com a hospedagem, comprar ele no Registro.BR e apontá-lo para sua hospedagem ou comprar tudo diretamente no WordPress.

Após escolher o nome, você vai precisar encontrar uma hospedagem para seu site. Além da parte tecnológica, escolha uma que caiba no seu orçamento. Uma vez que anualmente você fará o pagamento do valor para que seu site continue no ar. 

Uma vez criada a conta na hospedagem seu site pode ser feito das seguintes formas. Ou você irá fazer o Download do CMS WordPress, descompactá-lo, criar o seu banco de dados e editar as configurações do seu site. Ou você já pode abrir o seu painel do WordPress e seguir o passo-a-passo na tela, com muita atenção, para configurar o template e o conteúdo de seu site.

Recomendamos que você mantenha sempre uma guia extra aberta durante a construção do site para que você dê F5 e veja como ele está ficando sem precisar sair da sua página de edição.

WordPress.com x WordPress.org

É importante destacar que também existe o WordPress.com.  Ele é bem diferente do WordPress.org. Ele permite criar um blog ou site gratuito sem precisar contratar uma hospedagem. É uma plataforma muito fácil de ser utilizada, muito intuitiva, mas tem algumas limitações. Sendo a principal delas: o domínio que você criar vai estar sempre com o final wordpress.com. Por exemplo: floreslindas.wordpress.com. E o fato de você conviver com anúncios, mesmo contra sua vontade.

Se você quiser ter o seu domínio com o final .com será necessário pagar alguns dólares por isso. Ele também não é compatível para ser usado com domínios “ponto com ponto br”. Por isso, recomenda-se usar o WordPress como CMS.

Criado pela empresa Automattic, o WordPress.org está disponível para download gratuitamente. Nele você faz tudo sozinho, com mais variedade de customização.

Inclusive, se você entende de linguagem de programação, principalmente, PHP, você consegue deixar seu site incrível!

Inbound Marketing

Esse termo é muito utilizado no marketing digital para designar o conjunto de estratégias de produção de conteúdo  para ser disseminado pelo seu blog na internet. O objetivo é atrair possíveis clientes por meio dos seus textos. Eles se interessam pelo assunto, não são massificados com a publicidade tradicional e podem converter muitos serviços para você.

Opt In Image
Inscreva-se e baixe o e-book.
São 21 páginas com dicas práticas para aumentar seu tráfego!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Promoção Lançamento Curso Pinterest Boss. Clique para conhecer

Baixe o e-book do Pinterest
no seu e-mail

11 dicas surpreendentes para aumentar seu tráfego massivamente com o Pinterest

Obrigada por inscrever-se.

Alguma coisa deu errado.