7 dicas de como fazer sorteio no Instagram

como fazer sorteio no Instagram

Destacar-se no Instagram está cada vez mais difícil. A concorrência é grande e o algorítimo está sempre mudando. Uma forma de alcançar mais pessoas é fazer um sorteio. Nesse post eu ensino como fazer um sorteio no Instagram para aumentar seu alcance e engajamento.

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce atualmente.Consequentemente tem se tornado cada vez mais difícil fazer sucesso ao atrair e engajar o público.

Uma das estratégias mais eficazes nesse sentido é o sorteio no Instagram.

Por isso, trouxemos nesse artigo 7 dicas de como fazer sorteio no Instagram para engajar e atrair público para sua página. Confira!

1. Pense de maneira estratégica no prêmio

Se você não tem ideia de como fazer sorteio no Instagram, certamente precisa começar pelo prêmio.

Ao fazer um sorteio no Instagram pensar estrategicamente no prêmio é crucial para o sucesso da sua promoção.

Isso porque o interesse do público estará ligado principalmente ao valor que o prêmio trará para ele.

Dessa forma, escolher um prêmio de custo alto pode não trazer valor para seu público.

Ao escolher o prêmio do seu sorteio, pense no que a sua audiência gostaria de receber. É importante também que o prêmio esteja alinhado ao seu produto ou serviço.

Somente após isso, tente alinhar o preço ao valor. Não é preciso gastar muito em um prêmio desde que você tenha convicção do valor do item.

Ou seja, garanta o item agradará seu público e despertará nele a vontade de ganhar o presente.

2. Modelos de como fazer sorteio no Instagram

Quem ainda não sabe como fazer promoção no Instagram do tipo sorteio precisa também estar atento aos modelos usados neles.

A partir dos modelos, são criadas regras para o sorteio no Instagram.

Em razão desses modelos e das regras determinadas para o sorteio ocorre o maior engajamento do público e mais gente é atraída para a página.

Essa regras ficam a critério de quem está fazendo a promoção, mas em geral seguem 3 modelos específicos:

Curtir a foto

Nesse modelo, para participar do sorteio basta que o usuário curta a foto oficial da promoção em questão e ele já estará automaticamente incluído nos nomes a serem sorteados.

Essa é uma maneira de trazer mais engajamento e visibilidade para a página.

Compartilhar com hashtag

Esse é um dos modelos de como fazer sorteio no Instagram.

Nele o usuário deverá compartilhar a foto oficial acompanhada de uma determinada hashtag escolhida por quem promove o sorteio.

Utilizando esse modelo a página consegue alcançar pessoas por meio da divulgação feita pelos próprios participantes da promoção.

Marcar amigos

Por fim, outro modelo para sorteio no Instagram é a de marcar amigos para participar.

Para isso, basta comentar o nome de um determinado número de amigos para que o usuário participe do sorteio.

É também uma forma bastante eficaz de divulgar a página e atrair mais seguidores.

Além disso, com o aumento do número de comentários, o Instagram entende que está ocorrendo envolvimento do público com a página e prioriza mostrar mais os conteúdos dessa página para seus seguidores.

3. Crie a foto oficial do sorteio

Independente do modelo  que você decidir utilizar no seu sorteio no Instagram, uma imagem oficial será necessária.

Sendo assim, pense com carinho em qual imagem será utilizada.

Tente utilizar uma imagem que chame a atenção não só dos seus seguidores mas também de quem ainda não conhece a página.

Procure também deixar a imagem do prêmio em evidência.

Outro ponto importante é deixar claro que aquela imagem é a foto oficial do sorteio.

Uma das formas de fazer isso é criando uma arte que já traga na própria imagem dizeres como “Foto oficial”.

4. Deixe as regras claras

Toda promoção tem suas regras para que o participante esteja efetivamente participando.

É importante ser bastante transparente.

Deixe claro o que o participante precisa fazer para participar, quantos serão os ganhadores, assim como as datas de início e o fim da promoção.

Diga também quando ocorrerá o sorteio e a forma que esse sorteio ocorrerá.

Por último, avise a forma que o ganhador será contatado.

5. Seja claro quanto ao ganhador

Um dos pontos chave para aprender como fazer um sorteio no Instagram é ter em mente a importância da clareza no momento do sorteio em si.

Quanto mais claro e verdadeiro for o momento do sorteio, menor a chance de qualquer tipo de desconfiança surgir.

Uma das maneiras de garantir a integridade do processo é fazê-lo via aplicativos e ao vivo.

Você pode usar o IGTV para essa finalidade e ainda aumentar mais o engajamento.

Assim, quem estiver assistindo ao sorteio saberá que o processo foi completamente honesto, o que é muito importante.

Lembre-se que basta um ato falho para que a sua página seja mal vista em todo o Instagram. Por isso, todo cuidado é pouco.

Confira alguns aplicativos para fazer o sorteio:

  1. SorteioGram
  2. Sorteou
  3. Sorteador
  4. Wishpond
  5. Heyo
  6. Apptus

Cada aplicativo tem suas próprias características.

Vale a pena verificar qual atende melhor a sua promoção.

Eu já usei o do Apptus e foi bem tranquilo.

6. Confira os resultados da estratégia de sortear no Instagram

Depois de feito o sorteio, chega o momento de analisar os resultados obtidos com essa estratégia.

Para isso é preciso ter em mente qual foi o objetivo do sorteio.

Dentre eles estão atrair mais seguidores, atrair curtidas ou mesmo aumentar a visibilidade da marca.

É importante acessar os dados da publicação e analisar com cuidado cada um deles.

Assim você poderá entender melhor se a estratégia do sorteio no Instagram traz resultado para você.

7. Dois cuidados ao sortear no Instagram

Existem dois cuidados que o dono da página precisa estar atento ao sortear pelo Instagram.

O primeiro deles é quanto a uma taxa que precisa ser paga devido a fiscalização feita pela Caixa Econômica Federal.

Mas calma! Essa taxa costuma incidir sobre o valor do item sorteado e só atinge empresas regularizadas.

Independente disso é preciso tomar um segundo cuidado quanto às diretrizes do Instagram para sorteios.

De modo geral o Instagram apresenta em sua Central de Ajuda os termos e condições para esse tipo de promoção.

Em geral, as condições giram em torno de desvincular a rede social do sorteio em questão. Dessa forma evita-se que o Instagram tenha responsabilidades quanto ao sorteio.

Agora que você já sabe como fazer sorteio no Instagram, basta colocar a mão na massa!

Com certeza essa estratégia atrairá muito mais envolvimento para sua página e consequentemente o crescimento dela e da sua marca pessoal ou de negócios.

Já fez um sorteio no Instagram? Conta pra gente se deu resultados pra você!

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