Como vender pelo Instagram: 4 ótimas dicas

Vender pelo Instagram tem se tornado uma excelente maneira de aumentar os ganhos de uma marca via internet. Isso porque o número de usuários da plataforma não para de crescer. Nela, o conteúdo produzido é baseado predominantemente no visual. Dessa forma, é possível compartilhar imagens e vídeos que podem vir acompanhados de textos. 

Quem trabalha com produtos tem no Instagram a vantagem de trazer visibilidade para os produtos com fotos e vídeos.

Já quem trabalha com serviços tem a vantagem de falar sobre ele detalhadamente em stories e responder perguntas, por exemplo. 

Nesse artigo vamos falar sobre como vender pelo Instagram em 4 dicas super simples de executar e que podem ajudar a aumentar o seu número de vendas. Confira!

1. First things first!

Para começar a vender pelo Instagram é preciso primeiro ajustar os primeiros passos na rede social. Por primeiros passos entenda: baixar o aplicativo, fazer um cadastro colocando um nome interessante para sua marca, preencher a descrição e colocar uma imagem foto no perfil.

Além disso, deixar o perfil público para que todos possam ter acesso e torná-lo um perfil comercial também é importante. Com todos esses primeiros pontos alinhados é hora de produzir conteúdo para começar a vender pelo Instagram.

2. Produza conteúdo

Postar imagens de produtos com o preço na legenda não é uma estratégia eficaz quando o assunto é vendas online. Atualmente, a melhor maneira de vender é se conectando com seu cliente gerando valor para ele.

Baseado em gatilhos mentais como a autoridade e reciprocidade o valor que você gera para um possível cliente traz duas vantagens.

A primeira delas é o crescimento da sua autoridade. Todo conteúdo que você posta mostra a quem te acompanha o quanto você sabe sobre o assunto ou o quanto o produto que você oferece traz benefícios.

A segunda é o surgimento do sentimento de reciprocidade. Tudo que é entregue gratuitamente e gera valor ao possível cliente faz com que ele sinta que comprar de você é devolver um favor.

Sendo assim, gere valor dando conteúdo gratuito no Instagram para que seu futuro cliente crie uma proximidade maior com você e com seu produto ou serviço

Vale dizer que o conteúdo engloba todo o conjunto da imagem ou vídeo e da legenda. Por isso, busque cuidar da qualidade da imagem e do vídeo, obedecendo o tamanho ideal para feed e story, além de produzir legendas de qualidade.

No que diz respeito a legenda, inclua hashtags ligadas ao seu produto ou serviço. Dessa forma você alcança ainda mais visibilidade, chegando às  pessoas que têm interesse no que você oferece

3. Engajamento é o poder para vender pelo Instagram

Lembre-se: o Instagram é antes de tudo uma rede social.

Dentro da plataforma é possível curtir fotos, deixar comentários e até mandar directs que são as mensagens diretas para uma caixa de mensagens da página.

Com tantas maneiras de interagir, ignorar o poder do engajamento pode atrasar os seus ganhos. Isso porque como rede social, os algorítimos do Instagram são pensados para que você troque informações e interaja.

Dessa maneira, o Instagram prioriza, por exemplo, mostrar seu conteúdo para quem você já teve algum tipo de interação, para quem curte suas postagens e deixa comentários, por exemplo.

Além disso, interagir com o público demonstra o seu interesse por eles. Com isso, o público se sente mais importante e passa a acompanhar com mais atenção o seu trabalho. 

Como forma de interação, o Instagram oferece diversas funcionalidades além de curtidas e comentários. Dentre elas estão a caixa de perguntas, votações e até a possibilidade de entrar ao vivo sozinho ou acompanhado.

Essas funcionalidades aparecem nos stories que é uma maneira de fazer conteúdos ao vivo ou gravados na hora, sem edições prévias. 

4. Postagem com constância e muito teste

A constância nas postagens é essencial para quem busca vender pelo Instagram. Primeiro porque é super importante que você apareça sempre na timeline do seu futuro cliente.

Dessa forma, ele assimila a sua imagem, sua marca e seus produto ou serviço e passa a ver com mais carinho para suas postagens.

Segundo porque conforme ocorre o engajamento do seu público com diferentes tipos de publicações, você consegue medir o que funciona melhor para sua marca.

Através de postagens variadas você entenderá melhor se o público prefere imagem ou vídeo, story ou publicação no feed, se prefere fotos coloridas ou preto e branco e por aí vai.

Por isso, poste com frequência e teste muito.

Nada de tratar o Instagram como um catálogo de produtos.

Utilize tudo que a plataforma oferece e teste muito para entender o que é melhor para sua marca. 

Agora que você já sabe como vender pelo Instagram, hora de começar a produzir conteúdo.

Seguindo essas 4 dicas, vender pelo Instagram certamente se tornará muito mais fácil. Não se esqueça de utilizar gatilhos mentais em suas postagens.

Além disso, de disponibilizar um link na sua bio para que seu público saiba onde te encontrar.

Veja no vídeo abaixo como colocar vários links na sua bio para aproveitar todo o potencial do Instagram:

Opt In Image
Inscreva-se e baixe o e-book.
São 21 páginas com dicas práticas para aumentar seu tráfego!

Deixe uma resposta

Quer ir direto ao ponto? Experimente a consultoria.Saiba Mais.
+ +

Baixe o e-book do Pinterest
no seu e-mail

11 dicas surpreendentes para aumentar seu tráfego massivamente com o Pinterest

Obrigada por inscrever-se.

Alguma coisa deu errado.