4a parte – Guia Definitivo para o SEO em 2018

guia

 

Antes de tudo, um feliz 2018 para você. Que nesse ano você alcance muito sucesso com seu negócio 😉

Essa é a 4a e última parte do Guia Definitivo para o SEO em 2018.

A ideia é trazer as melhores estratégias para que suas páginas consigam melhores posições no Google em 2018 e assim muito mais tráfego.

Se você perdeu as partes anteriores, é só clicar nos links abaixo:

1a parte – Guia Definitivo para o SEO em 2018

2a parte – Guia Definitivo para o SEO em 2018

3a parte – Guia Definitivo para o SEO em 2018

Fazendo uma retrospectiva rápida, passamos por 5 estratégias:

#1. RankBrain e os sinais dos usuários

#2. Ser um mestre na taxa de cliques

#3. Criar conteúdo amplo e em profundidade

#4. Colocar a versão móvel em primeiro lugar

#5. Entrar em ação com vídeos

Agora as duas últimas estratégias:

#6. Preste atenção na busca de voz

A busca de voz tem crescido rapidamente.

Veja os dados abaixo:

  • 40% dos adultos fazem pelo menos uma busca por voz todo dia (fonte)
  • Pesquisas por voz realizadas no Google aumentaram 35x desde 2008 (fonte)
  • 20% das buscas em dispositivos móveis são buscas por voz (fonte)

De acordo com Brian Dean, apesar dessa tendência ainda ser super recente, muitos especialistas de SEO estão otimizando seus conteúdos para a busca por voz.

Como otimizar para a busca por voz

1.Seu conteúdo precisa estar na 1a página

É meio óbvio, já que esse é o conteúdo que o Google mostrará a princípio, mas é sempre bom lembrar.

2.Ajuda muito se seu conteúdo aparecer nos snippets em destaque como abaixo:

Fiz a pergunta “Como tomar sol corretamente” e o Google apresentou o que resultado abaixo, que é um snippet destacado.

guia

3. Inclua uma pergunta (e uma resposta) no seu conteúdo

A vasta maioria das buscas por voz são questionamentos: “Como torrar café?”, “O que é a dieta paleolítica”, “Quem é Catherine Deneuve?”

Enfim, o Google costuma mostrar páginas que apresentam perguntas e respostas a questão abordada.

Em relação a pesquisa acima, veja o resultado abaixo:

guia

 

Tanto a pergunta, quanto a resposta constam na matéria que o Google indicou.

Aliás, veja que nesse caso não existe a palavra “corretamente”. Se outro post tivesse a correspondência exata, teria passado esse post.

#7. Conteúdo e links são a chave

Como mostrado em todas as partes desse guia, SEO ainda está totalmente ligado a conteúdo e links.

E sem um conteúdo incrível, você não conseguirá backlinks (links direcionados de volta a seu site) e não conseguirá estar na 1a página do Google.

E sem estar na 1a página, o RankBrain, a Busca por Voz e o algorítimo que rankeia as versões móveis em primeiro lugar não importam.

O Google já confirmou que links são o #1 e #2 fatores para ranqueamento.

O próprio Brian Dean analisou mais de uma milhão de resultados e descobriu que  o número de sites linkando para a página é correlacionada aos rankings mais do que qualquer outro fator.

Ou seja, conteúdo e backlinks ainda são fundamentais para o SEO em 2018.

Dicas Extras

#1. Crie Conteúdos Visuais (especialmente “incorporáveis”)

Assim como o vídeo, conteúdos visuais estão crescendo rapidamente.

Uma recente pesquisa com 37% dos marketeiros  afirmaram que marketing visual são a forma mais importante de conteúdo de seus negócios.

E graças a sites como Pinterest e Instagram, conteúdos visuais devem continuar a ver um crescimento em 2018.

Imagens visuais  “incorporáveis” podem ser complexas como infográficos e tão simples como a imagem abaixo:

 

guia imagem

Apesar de ser simples, é interessante e as pessoa amam usar essa imagem que é normalmente linkada para seu site como estou fazendo acima. Ou seja, se você clicar na imagem, ela se enviará para o site do Brian.

E esse é o fator que o Google considera como mais importante.

Assim, é ideal que você crie mais imagens “incorporáveis” em seus conteúdos para que haja chances das pessoas linkarem a você.

#2. Publique dados exclusivos

Blogueiros e jornalistas amam dados exclusivos.

E se você tiver alguns, eles com certeza amariam pegar esses dados prontos e linkar para seu site.

Você pode criar uma compilação de dados estatísticos, um relatório da sua indústria, uma pesquisa publicada, mas de forma mais palatável, etc

O site Marketing sem gravata compilou dados da Internet em 2017 em 2 infográficos, inseriu uma apresentação e colocou texto. Não é a toa que esse post está não só na 1a página, como na 1a posição do Google.

Essa compilação ajuda empresas e estudantes que precisariam fazer todo esse trabalho a usar informações prontas e linkar de volta ao site.

Você pode verificar quem no seu ramo está fazendo algo legal e buscar trazer uma quantidade maior de informações.

Se o site fala 50 estatísticas do mercado de nutrição, você pode criar 60, 70 ou até 100 estatísticas do mercado de nutrição.

Essa simples alteração faz você ultrapassar o outro post no Google.

#3. Encoraje comentários no seu site

A questão é que comentários no blog ajudam no ranqueamento.

Em 2016, o Google disse que a participação da comunidade (comentários no blog) ajuda muito com os rankings.

guia

#4. Faça podcasts

Poucas pessoas aqui no Brasil sabem o que é podcast.

Podcasts nada mais são do que canais de áudio que falam sobre um tema.

guia

Nos Estados Unidos a popularidade dos podcasts está crescendo imensamente. Não demora para essa popularidade chegar aqui.

Por lá, 67 milhões de americanos ouvem pelo menos 1 podcast por mês.

Muitos empreendedores brasileiros já estão usando essa ferramenta para seus negócios.

Depois farei um post indicando os podcasts mais legais sobre marketing digital no Brasil e no mundo.

Se você tiver um, além de ser um diferencial em relação a concorrência, facilmente você conseguirá vários links para seu site.

Enfim, aqui acaba essa série que pretende te ajudar a conseguir o melhor posicionamento no Google e a maior quantidade de tráfego possível.

Espero que você tenha gostado e já esteja aplicando algumas das estratégias mencionadas.

Quais delas você achou mais interessante e pretende aplicar?

Alcance as metas do seu blog ou negócio digital com o Blog Planner 2018

Opt In Image
Inscreva-se e baixe o e-book.
São 21 páginas com dicas práticas para aumentar seu tráfego!

42 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Promoção Lançamento Curso Pinterest Boss. Clique para conhecer

Baixe o e-book do Pinterest
no seu e-mail

11 dicas surpreendentes para aumentar seu tráfego massivamente com o Pinterest

Obrigada por inscrever-se.

Alguma coisa deu errado.