Se você usa o Pinterest como estratégia de marketing, você deve focar em ter pins virais. Com ele você consegue atrair tráfego, leads e vendas.
Pins virais são repinados muitas vezes. Isso diz ao algorítimo do Pinterest que eles são interessantes e relevantes para determinado público e por isso eles aparecem ainda mais vezes e são mais repinados, num ciclo contínuo.
Mais importante do que ter um pin repinado, é ter um pin clicado. Pins virais tem a capacidade de gerar não só repins, mas cliques que levem de volta a seu site, fazendo com que seu tráfego exploda.
E a verdade é que no Pinterest, ter um pin viral é muito mais fácil do que nas outras redes sociais.
Pins virais – acompanhe o checklist do pin perfeito
#1. Crie pins verticais
As imagens verticais conseguem mais tração e cliques.
Você pode usar 800 x 1200 pixels ou 736 x 1104 pixels. Você pode ajustar um pouco, mas de modo geral é melhor que você tenha um pin comprido (vertical) do que um que seja horizontal. Eles são maiores e chamam mais a atenção.
Se você usa a plataforma Canva (que é gratuita), para criar seus pins,você consegue usar os modelos pré-defindos da plataforma ou criar um modelo com essas medidas e usá-la constantemente.
Se você quiser testar outras ferramentas para criar conteúdos visuais você pode gostar desse post “11 ferramentas para criar conteúdos visuais sensacionais”
#2. Use imagens de qualidade
Você pode criar suas próprias fotos ou usar de banco de imagens, mas faça questão que as imagens sejam de alta qualidade. Elas precisam ser brilhantes e não estarem embaçadas.
A imagem deve estar adequada ao assunto sobre o qual ela trata.
Se você não sabe aonde encontrar imagens de boa qualidade e que sejam gratuitas, você pode encontrar nos meus dois posts abaixo:
25 sites com fotos estilosas para blogs femininos
25 banco de imagens grátis e incríveis para fazer seu negócio brilhar
#3. Mantenha um design consistente
Existe uma série de layouts lindos no Pinterest e dependendo da sua criatividade e imaginação, você pode acabar com pins em vários layouts diferentes.
Entretanto, é importante que você se atenha a identidade visual da sua marca.
Pins com diferentes layouts não fazem com que as pessoas lembrem-se de você.
Use as cores e fontes da sua marca consistentemente para que quando as pessoas visualizarem seus pins, elas reconheçam que pertencem a sua marca.
Você pode ter uma variação de modelos, até para ter mais pins, especialmente no caso de ter poucos posts, mas sempre seguindo a identidade visual da sua marca.
Veja alguns pins meus abaixo:
Veja que uso sempre a mesma palheta de cores e de fontes. É fácil identificar que os pins são meus.
#4. Atenção ao esquema de cores e temas
A empresa Curalate, especialista em mídias sociais estudou os pins mais otimizados para engajamento. No total, eles analisaram mais de 50.000 pins. Segue o que eles encontraram:
- Tenha múltiplas cores nos seus pins. Os pins com mais do que uma cor dominante tiveram 3,25 vezes mais probabilidade de serem repinados.
- Imagens que são médio claras têm uma taxa de 20x mais repins do que uma imagem muito escura ou muito clara.
- Imagens em vermelho/ laranja e marrom recebem duas vezes mais repins do que imagens em azul.
- Imagens com 30% menos espaço em branco recebe a maioria dos repins.
- Pins que proporcionam sensações de camadas ou texturas conseguem mais repins do que pins em 2D.
- Imagens de marcas sem os rostos recebem 23% mais repins do que aquelas que utilizam rostos.
#5. Inclua texto grande e fácil de ler
Textos sobrepostos às imagens chamam mais a atenção.
Eles mostram qual o benefício oferecido para que a pessoa sinta-se interessada em clicar e saber mais sobre o produto, serviço, dica ou tutorial oferecido. Faça com que o texto seja grande e fácil de ler.
#6. Escreva títulos atraentes
Ter um título atraente é importante não só para seu post, mas para o pin que está sendo criado.
Você quer ter certeza que seu público se sentirá suficientemente motivado a clicar no pin e ler o resto do conteúdo ou checar seu produto.
Títulos pode trazer uma variação de até 500% no seu tráfego e devem ser o ponto focal do seu pin.
#7. Inclua o link do seu website
O link do seu site deve estar no layout do seu pin.
Caso ele vá parar em outro ponto da internet, você quer ter certeza que as pessoas saibam que tanto o pin, quanto o conteúdo são de propriedade do seu site.
Já vi pins incríveis linkados a outros sites no Pinterest. Sem o site no pin, jamais saberia como chegar naquele conteúdo.
Além de estar visível no layout do pin, ele deve estar linkando para seu site.
Isso pode ser feito diretamente, quando você salva uma imagem e coloca um link ou quando você salva diretamente do seu site. O seu link também pode estar na descrição da imagem.
#8. Salve seus arquivos usando palavras-chaves
Essa informação é importante e pouco usada pela maioria das pessoas. Salvar as palavras-chaves nas imagens é uma técnica de SEO (otimização para os mecanismos de busca), que continua a ser relevante aqui.
O nome de sua imagem ou foto não pode ser XYZ_432.jpg. Além de não querer dizer nada, essa descrição não está sendo buscada no Google.
Assim, todas as vezes que você subir um post com uma imagem, salve antes a imagem com a palavra-chave para que ela seja mais fácil de ser encontrada.
#9. Capriche na descrição dos pins
Ter uma ótima imagem atrairá a atenção das pessoas para seus pins. A descrição é o que os incentivará a clicar de volta ao seu site ou blog.
SEO é importante em Pinterest, pois ele é um mecanismo de pesquisa.
Concentre-se em incluir palavras-chave baseadas no que as pessoas estão procurando. Isso garantirá que seus pins e conteúdo sejam relevantes, para que eles sejam repinados e apareçam no Smart Feed.
Você tem até 500 caracteres para usar na descrição, então tente usar o maior número possível deles.
Inclua também um call-to-action (chamada para a ação). Algo como “clique para ler mais” ou “clique para ler agora” ou “clique para ler a publicação completa”.
Faça uma descrição convincente e intrigante para que as pessoas queiram clicar e ler mais sobre o assunto.
#10. Crie conteúdos de qualidade e atemporais (evergreen)
Apesar de última, essa é a dica mais importante. Conteúdo de qualidade é o pilar mais importante para conseguir pins virais.
O pin abaixo tem mais de 2 mil compartilhamentos no Pinterest. Além de ser um tema importante para meu público (aprender marketing digital), ele é um tema atemporal e o post é de alta qualidade.
São mais de 3 mil palavras sobre o tema.
O post também explica detalhadamente o que o leitor aprenderá em cada curso e ele está dividido em várias categorias.
Aplicando as dicas acima, tenho certeza que você terá pins virais que trarão muito tráfego ao seu site, leads e vendas de seus produtos e serviços.
Se você tiver mais alguma dica legal, conte para gente 😉
E se usou as dicas, volte aqui para contar o resultado.

muito legal oas dicas, obrigada!
De nada Linda! Espero que sejam úteis! bjs
Boa tarde, como vai?
Goseti bastante das suas dicas, confesso que nao uso muito esse aplicativo, mas vou me lembrar das suas dicas
Oi garota delicada. Esse aplicativo é muito bom. Nos Estados Unidos todos os blogs já usam porque traz muita gente pro blog. Aqui está começando, mas vale a pena investir porque você já saí na frente. bjs
Esses dias estava pensando em passar a usar mais o Pinterest sabe? mas nem sabia por onde começar, agora tenho diversas dicas e vou investir, obrigadaaa ♥️
Oi Bruna! Usa sim menina. Você não tem ideia da quantidade de gente que vem de lá. Recebo muitooooosss visitantes mesmo. Baixa o e-book grátis que está no final do post. Tem um monte de coisas para você fazer e ter um resultado super legal também. Sucesso! bjs
Uau eu estava querendo mesmo saber disso , achei ótim o post muito bem explicado , adorei as dicas e obrigada ❤️
Que legal Jessica! Fico feliz que tenha sido útil! Eu tenho um e-book grátis com várias outras dicas. É só baixar. Qualquer dúvida, me fale. bjs
GENTEEEE! Até pouco tempo eu não achava que o Pinterest fazia diferença nas visualizações, e faz sim! Comecei a usar a pouco tempo e essas dicas vão ser muito importantes pra mim! Beijooos!
Oi Clara! O Pinterest faz muitaaaa diferença mesmo. Sério!!! Mas de 90% do tráfego do meu blog vem de lá. Aqui tem outras dicas e também tenho um e-book para baixar com mais outra dicas legais. Obrigada pela visita! Sucesso! bjs
Muito legal as dicas, ainda não uso essa rede social, mas quando precisar já sei, obrigada.
Amei as dicas, vou aderir várias delas. Ótimo post.
Beijos,
Letícia do Garota Perdida nos Livros
Obrigada Letícia! Que bom que você gostou! Espero que seja útil para seu blog! bjs
Amei as dicas. Tem tempo que não uso minha conta no pinterest. Quem sabe esse post não sirva de inspiração para eu voltar com tudo.
Volta sim Beatriz!!! É uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu blog. Obrigada pela visita. bjs
Não sabia disso e me ajudou bastante! É sempre bom aprender um pouco mais sobre tudo
É sim Ingrid! Obrigada pela visita! bjs
Adorei essas dicas super importantes vou salvar seu post aqui ainda mais que não entendo muito pinterest adorei beijinhos.
http://www.alzineterodrigues.com
Que legal que foi útil Alzinete! Aplica sim e depois volta aqui para contar como foi! bjs
Seu blog tem me ajudado bastante em assuntos que ainda tenho um pouco de dificuldade e estou amando a forma que você escreve! Obrigado!
Que maravilha Jacke! Fico feliz em ajudar! Obrigada a você pelo carinho e pela visita! bjs
Uaaaal Q dicas incríveis!!! Arrasooouuuuu
Obrigada Luna 😉 bjs
Olá
Acho que estou no caminho certo. Eu prefiro as imagens horizontais no blog, mas isso é algo muito pessoal. Até tentei as imagens verticais, mas percebi que eu não me agradava com elas. Vou me atentar mais as cores que uso e padronizar as fontes.
Vidas em Preto e Branco
Eu uso as duas nos meus posts (vertical e horizontal). As verticais para o Pinterest e as horizontais para divulgar nas outras mídias sociais. bjs
Parabéns pelo conteúdo Raquel, comecei a pesquisar o Pinterest, não trabalhava com ele ainda, mas vi que ele possui bastante de trafego qualificado e comecei a pesquisar e acabei encontrando o seu site, vou aplicar essas dicas no meu perfil lá no Pinterest. Parabéns Pelo Ótimo conteúdo.
Oi José Ronaldo! Que bom que você gostou e que o conteúdo está sendo útil. Sou muito fã do Pinterest. Eu tenho muito tráfego vindo de lá, consegui criar uma lista de pessoas que me acharam na plataforma e inclusive clientes. Tudo de forma gratuita e como você falou, qualificada. Já baixou meu e-book gratuito do Pinterest? Lá tem outras 11 dicas para aplicar:https://www.planoblife.com.br/livro-pinterest2. Se precisar de algo mais, estou aqui! E obrigada pelo carinho. bjs
Venho pequisando muito sobre o Pinterest e essas dicas são maravilhosas. Até pouco tempo atrás eu não utilizava o Pinterest, mas agora não consigo parar de pesquisar sobre. Obrigada por compartilhar <3
Que legal Marta. O Pinterest é maravilhoso mesmo. Obrigada pela visita. Bjs
Olá Raquel, tudo bem? Espero que esteja ótima!
Gostaria de agradecer pela qualidade do conteúdo que você disponibiliza.
Estou iniciando o marketing digital.
Estou estudando e pesquisando, mais ainda estou bem confusa.
Gratidão!bjs
Olá Sheila. Tudo bem sim e com você?
De nada. Fico feliz que esteja gostando.
Que ótimo que está começando no marketing digital. No começo é mesmo bastante confuso, mas com o tempo você vai entendendo e aplicando tudo.
Tenho um post com 38 cursos de marketing digital gratuitos. Você já viu? Segue o link: https://www.planoblife.com.br/maos-a-obra/35-cursos-gratuitos-marketing-digital/
Qualquer coisa estou aqui.
beijos,
Raquel