Inbound marketing: como essa estratégia pode revolucionar o seu negócio

A internet tem participado cada vez mais do dia a dia das pessoas. Isso porque a ferramenta modificou por completo a forma de interagir com o mundo. Hoje, enfrentar filas para pagar boletos ou fazer a reserva em um hotel via ligação telefônica são atividades do passado. Da mesma forma, graças a internet, a maneira de fazer marketing está mudando.

Nesse artigo você vai saber mais sobre o Inbound Marketing. Além disso, irá saber também sobre como essa estratégia pode revolucionar o seu negócio. Confira!

O que é Inbound Marketing? 

Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital baseada em atrair e educar os futuros clientes.

Para tanto, diversas ações são realizadas de modo que o futuro cliente entenda a importância da marca e do produto para atingir objetivos específicos.

Em linhas gerais, a principal ação dessa estratégia é a produção de conteúdo relevante para quem se interessa pelo seu produto.

Um conteúdo autoral e voltado especificamente para sua persona gera uma relacionamento com o público. A partir do relacionamento, as vantagens para a marca começam a surgir. 

Ao contrário do Outbounding que é uma estratégia focada em abordar pessoas com o perfil de cliente ideal via e-mail, telefone, flyers e propagandas,  o Inbound Marketing trabalha de maneira passiva.

Isso quer dizer de modo geral produzir conteúdos variados como isca para atrair os clientes. 

Porque o Inbound Marketing pode revolucionar seu negócio?

Imagine que ao invés de desenhar um cliente ideal e ir atrás dele você pudesse apenas receber os clientes e moldá-los para que se tornem o ideal.

É exatamente isso que as estratégias de Inbound Marketing são capazes de fazer.

Ao produzir conteúdo para o cliente, é possível educá-lo quanto as dores e dificuldades que ele mesmo passa. É possível portanto, educar o futuro cliente para que ele entenda o quanto precisa do seu produto. 

É por meio da estratégia de conteúdo que o possível cliente passa a enxergar o valor da marca.

Os conteúdos trazem confiança, autoridade, trazem à tona dores e fornecem parte da solução buscada.

Uma vez que o futuro cliente já teve acesso a essas informações, ele terá sido educado sobre o produto e sobre a necessidade que ele tem do produto. Assim, está muito mais propenso a comprar. 

Além disso, existem outras vantagens para apostar no Inbound Marketing.

Uma das mais vantajosas é a possibilidade de mensurar com extrema precisão o resultado de uma campanha.

Essa vantagem é grande quando confrontamos a estratégia da produção de conteúdo com a estratégia de distribuição de flyers.

Uma campanha de distribuição de flyers não é de fato mensurável. O que pode ser feito é controlar o número de flyers que foi distribuído, mas não é possível saber quantas pessoas leram o material. 

Já no Inbound Marketing, se a empresa promove conteúdos em vídeo, os resultados numéricos são de fácil acesso.

As próprias plataformas de vídeo como Youtube ou mesmo o Instagram fornecem esses dados. Dentre os mais importantes estão a quantidade de impressão, o tempo médio de visualização, a quantidade de pessoas que clicou em um link e por aí vai.

São tantos dados coletáveis que será preciso ignorar alguns, a depender do objetivo da produção de conteúdo. Atualmente já existem profissionais capacitados especificamente para coletar e analisar esses dados em busca de possíveis melhorias. 

Se com o Inbound Marketing é possível coletar e estudar dados, é possível também aprimorar as campanhas e desenhar um caminho para elas.

Exatamente por isso, é mais fácil chegar a possíveis clientes cada vez mais interessados em sua marca, produto ou serviço.

E claro, quanto mais gente interessada maior será o número de conversões. Ou seja, o faturamento só tende a crescer. 

Principais vantagens do Inbound Marketing

Grande parte das empresas mais inovadoras do mercado têm utilizado o Inbound Marketing como principal estratégia.

E a razão para isso é óbvia: os resultados crescem exponencialmente com ela e o preço chega a ser 62% menor do que o preço do marketing convencional. Além disso, o Inbound Marketing ainda auxilia na execução de ações como:

  • Diminuição do custo de aquisição de clientes
  • Otimização do processo de vendas
  • Aumento da visibilidade do negócio
  • Atração e educação dos potenciais clientes 

Inbound marketing ou Outbound marketing?

Nem um, nem outro! Embora o Outbounding Marketing esteja caindo no conceito dos empreendedores e profissionais do marketing ,ele ainda é uma estratégia que pode auxiliar na construção da sua marca.

Sendo assim, aposte no Inbound Marketing para aumentar as vendas e atrair cada vez mais pessoas interessadas no seu produto.

Ele pode te ajudar alavancar as vendas e tornar a sua marca mais conhecida na internet. Mas não deixe de aplicar as noções do Outbound. A união das duas estratégias pode fazer com que seu negócio cresça de maneira rápida e consistente. 

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