Lista de e-mail: Como construir uma para seu negócio?

lista de e-mail

Você já pensou que com as novas redes sociais e táticas de marketing e publicidade, o clássico mailing, ou envio de informações deve ser algo ultrapassado e que não funciona mais, certo? Errado! Entenda melhor abaixo o que é uma lista de e-mail e como construir uma.

O que é uma lista de e-mail?

A lista de e-mail ou mailing consiste na junção do e-mail de clientes e potenciais clientes. A principal função é enviar periodicamente e-mails de marketing e publicitários para divulgação de novos produtos ou serviços.

Você também pode enviar e-mails falando sobre produtos já existentes no seu negócios, aprimoramentos, atualizações, etc. 

Mas funciona?

O mailing é funcional. Não pense que só porque existem novos métodos de marketing e divulgação que os antigos deixaram de funcionar, pelo contrário, eles se aprimoram e podem até ter mais resultados. 

O mailing é um dos melhores e mais precisos indicadores para lidar com os cálculos de ROI e aonde a maioria das empresas consegue ROI positivos.

Já sei o que é uma lista de e-mail, agora como construir uma?

Para construir uma lista de e-mail, você precisa, obviamente ter o e-mail dos clientes e clientes em potencial e existem inúmeras maneiras de fazer isso sem ser invasivo. Confira algumas abaixo:


#1.Ofereça algo em troca

Essa é a mais comum, consiste em oferecer um produto ou serviço gratuitamente para o seu público, mas para receber esse produto é necessário inserir o nome e o e-mail. É ainda mais interessante oferecer o produto diretamente no e-mail do leitor. 

É uma estratégia muito utilizada e funcional. Geralmente se oferece um e-book com informações pertinentes ao tema dos seus serviços, por exemplo, se você trabalha com educação, pode oferecer um e-book educativo sobre um tema.

Ao mesmo tempo em que o produto não pode ser curto e irrelevante para seu público, também não pode ser demasiadamente caro, ao ponto de te gerar prejuízos.

Se você trabalha com cursos não poderia criar um e-book com um curso completo. Encontre a medida certa para você. 

lista de e-mail no trabalho

#2.Peça o contato por outros meios

Se você tiver a rede social de algum cliente já é um grande passo. Você pode fazer marketing em sua página no Facebook ou enviar mensagens particulares para seu cliente solicitando o e-mail para oferecer produtos. Já existem programas que executam essa função. 

#3.Dados de clientes são uma ótima opção

Se você já vendeu seu produto ou serviço, com certeza tem os dados de seu cliente. Mantenha o e-mail para continuar entrando em contato com seu público e fazer o mailing periódico. 

#4.Ofereça um conteúdo relevante

Oferecer um e-book ou algo do tipo, como vimos no primeiro item, também se encaixaria nessa opção, mas vamos além. Você pode oferecer um conteúdo interessante que chame a atenção de um público mais abrangente, para engajar e fazer seu marketing. 

lista de e-mail marketing

Por exemplo: se você trabalha com uma academia ou produtos esportivos, pode criar um texto do tipo “Os benefícios de praticar determinado exercício físico”. Isso se chama marketing de conteúdo

Assim você cria algo paralelo que pode chamar a atenção do público para seu serviço ou produto. É só pedir os dados em troca de mais conteúdo. 
 

#5. Otimize seus canais para agradar o público

Não adianta conseguir atrair o seu cliente do site para sua rede social e ela não ter nenhum conteúdo interessante, assim como não adianta atrair o leitor de uma rede social para um site sem conteúdo relevante. 

Cuide da parte estética e do conteúdo para que o marketing tenha sentido. Mantenha seus canais otimizados e atualizados.

Organizando a lista de e-mail 

Agora que você já sabe como conseguir o e-mail dos clientes e dos potenciais clientes, basta dividi-los. Para aqueles que já adquiriram seus produtos, você deve enviar e-mails diferenciados para manter o público fidelizado. 

Para quem nunca adquiriu nenhum produto, sua missão é engajar e conquistar com ofertas que possam levá-los a se interessar. 

Para os cliente fiéis, o mailing também é diferenciado, com ofertas de acordo com as preferências e, se possível, ofertas especiais. 

Ferramentas para construir sua lista de e-mail

É importante você selecionar as melhores ferramentas para gerenciamento das suas listas de e-mail porque da entrega e da confiabilidade das ferramentas dependerá os resultados que você terá.

Nem todas as ferramentas tem boas taxas de entrega e nem todas as ferramentas tem funcionalidades que te ajudam a gerenciar da melhor maneira possível.

Se você está iniciando com a criação de sua lista de e-mail eu recomendo que use o MailerLite (aceita até 1000 contatos grátis)e tem muitas funcionalidades extras como Landing Pages e boxes, o MailChimp (até 2000 contatos grátis) e é muito conhecido no mercado e o LeadLovers para algo mais profissional.

Construa seu mailing com facilidade

Agora que você já entendeu o que é uma lista de e-mail e como construir uma já pode iniciar a sua com as técnicas que aprendeu aqui. Se ficou com alguma dúvida é só comentar abaixo. Nossa equipe está aqui por você.

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