O que é o Pinterest? Descubra todo o potencial dessa rede

o que é o Pinterest?

Sabemos que a redes sociais fazem parte da nossa vida a cada dia mais, e mais que um hobby ela se tornou também uma ferramenta de trabalho. Pensando nisso hoje vamos esclarecer o que é o Pinterest, uma rede que vem ganhando cada vez mais alcance em números e ainda mais importante, potencial de gerar negócios.

Afinal, o que é o Pinterest?

 A rede social foi criada em 2009, mas só em 2011 que realmente teve uma expansão em chegou ao público. O Pinterest remete aquela mania antiga de pregar fotografias em murais com imãs ou cordas.

Na rede social é possível organizar tudo que te interessa em um só mural que é dividido em pastas.

O intuito principal da rede social é ajudar as pessoas a curar imagens, já que é possível colecionar qualquer coisa em seu perfil, e você também pode conhecer coleções de outros usuários.

As pessoas selecionam e guardam itens e ideias interessantes para testar, usar ou comprar.

Como se cadastrar na rede social? 

Você pode se cadastrar a partir de e-mail, Facebook ou Twitter, através do aplicativo disponível em Android e IOS.

Como usar o Pinterest?

 Quando você acessar a plataforma vai escolher os assuntos que te interessam. As opções do aplicativo são:

  1. Viagem;
  2. Frases;
  3. Estilo Feminino;
  4. Faça você mesmo;
  5. Comida;
  6. Decoração;
  7. Beleza;
  8. Humor;
  9. Animais;
  10. Arquitetura;
  11. Arte;
  12. Carros;
  13. Celebridades;
  14. Design;
  15. Educação;
  16. Entretenimento;
  17. Jardinagem;
  18. Geek;
  19. Fitness;
  20. História;
  21. Festas e feriados;
  22. Ilustrações;
  23. Crianças;
  24. Estilo masculino;
  25. Ao ar livre;
  26. Fotografia;
  27. Ciência;
  28. Esportes;
  29. Tatuagens;
  30. Tecnologia;
  31. Casamento

Ufa, quanta coisa! Selecionou seus assuntos preferidos? Pois bem, agora toda vez que você entrar eles vão estar na sua “página inicial’’ (também conhecido como feed).

Viu um look super bonito na sua página inicial e quer guardar para reproduzir depois? Então clica na foto, e vai ter as opções “enviar’’ e “salvar’’.

A opção enviar permite que você enviei aquele “pin’’ (foto) ou para algum amigo que também tem conta na rede social, ou para seu email, Whatsapp, ou Facebook Messenger.

Agora se você clicar na opção salvar ele vai te dar a opção de colocar em uma pasta já existente, ou de criar uma!

Pinterest em números:

 A rede social possui mais de 10 milhões de utilizadores, sendo uma das que mais cresce atualmente;

  • O público é predominante feminino (cerca de 71%);
  • Porém, no ano passado estes dados demográficos mudaram lentamente, isso porque o número de utilizadores homens duplicou, fazendo com as marcas que pretendem alcançar os dois gêneros tenham novas oportunidades;
  • 75% da utilização do aplicativo Pinterest é feita através de celulares, então quando você criar um pin é importante que pense sobre a qualidade com que vão aparecer no dispositivo móvel;
  • 93% das pessoas que salvaram ideias no Pinterest compraram online nos últimos 6 meses, ainda assim a probabilidade dos utilizadores efetuarem compras em sites online é 10% maior quando a loja é referenciada pelo aplicativo;
  • A média de duração do pin é 1.600 vezes maior do que de um post no Facebook;
  • Uma descrição na sua imagem faz com que o usuário tenha 80% de chance a mais de se engajar.

Só por essas estatísticas já percebeu que além do uso pessoal, o aplicativo pode ser uma grande ferramenta de marketing digital, né?

Pinterest para Empresas:

 Se você deseja fazer o login deve fazer o upgrade para sua conta corporativa, o processo não tem segredo, é feito de forma rápida, simples e segura.

E claro que como em qualquer rede social vai ter uma ferramenta desenvolvida somente para negócios, com o nome de Pinterets Analytics, essa ferramenta traz uma avaliação de seus dados de acesso, trazendo pra você detalhes sobre:

  • Quais conteúdos vêm sendo “pinados’’ diretamente do seu site;
  • Número de visitantes em sua página;
  • Quais dos seus pins estão sendo compartilhados mais vezes;
  • Dados de acesso e como isso afeta a sua performance;
  • Quantos usuários estão chegando ao site da sua empresa através do Pinterest;
  • Análise estatística geral em um dado período de tempo;
  • Variações na hora de montar seu pin (opções de exibir preços, quantidade em estoque, localização).

É importante que você preencha seu perfil e cuide dos detalhes da sua página na rede social, e lembre-se que a rede social é vista como vitrine, então as fotos têm que ter uma boa qualidade pra atrair o público. Com isso você também vai descobrindo os melhores horários para postar e compartilhar os seus pins.

E lembre-se que com em qualquer estratégia de marketing você está competindo com outras pessoas, por isso organize a melhor forma de apresentar seu produto.

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