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7 princípios essenciais para ter sucesso nas redes sociais

O sucesso nas redes sociais hoje é a meta de quem cria uma presença nelas. Afinal, quase a totalidade da população mundial está nessas redes.

Muitos querem ser influenciadores, outros querem vender seus produtos. Mas o que vejo é que a quase totalidade das pessoas e pequenas empresas cometem vários erros nesse sentido.

Por isso, esse artigo vai te mostrar os 7 princípios essenciais para ter sucesso nas redes sociais. Usá-los vai te deixar mais próximo de obter o sucesso esperado.

Saiba que a rede social é uma empresa

O primeiro ponto a entender é que a rede social, seja ela qual for, é uma empresa. Como plataforma, ela fornece espaço para as pessoas se reunirem em torno de ideias/ conteúdos e faz isso “gratuitamente”.

Digo gratuitamente entre aspas porque ela usa a audiência da plataforma para vender espaço segmentado para os anunciantes.

Ou seja, ela tem conhecimento do perfil das pessoas e consegue fazer grupos bem definidos que podem ser de interesse dos anunciantes.Esses anunciantes pagam e muito para alcançar essas pessoas.

E para que a rede social seja a melhor opção para esses anunciantes, essas empresas precisam garantir que existe muita gente nessa rede e muita gente engajada. Ou seja, ela precisa garantir que as pessoas ficam muito tempo lá. Tempo suficiente para serem expostas aos anúncios.

Sabendo dessa questão, o seu sucesso está ligado ao sucesso da plataforma. Se você conseguir fazer com que ela traga mais pessoas e as mantenha lá, ela te dará mais exposição e sucesso.

Tenha em mente a sua persona

Outro erro muito comum é que as pessoas e empresas não sabem com quem estão falando. E com isso fica muito difícil criar conteúdos que tenham ressonância com aquela audiência.

Um dos mais importantes pontos para ter sucesso nas redes sociais é investigar a fundo quem é a sua persona.

Quais são as suas dores? Se você sabe qual a sua dor, você saberá como solucioná-la. O que ela deseja e sonha? Em que patamar social está ou o que pretende alcançar? Essas e muitas outras informações sobre as suas personas é o que fará você se conectar com elas.

Foque em conteúdos de qualidade e não em números

Números não significam nada e são facilmente obtidos com robôs. Por isso, foque na qualidade do que você entrega, mesmo que tenha uma pequena audiência.

É muito melhor ter uma audiência apaixonada pelo seu conteúdo do que milhares de pessoas amorfas que não se importam. Essas pessoas apaixonadas vão falar de você, te dar depoimentos, salvar seus conteúdos e indicar você para outros. E com o tempo, a quantidade com qualidade crescerá também.

Tenha uma personalidade única

Para ter sucesso, você precisa se destacar e para se destacar você não pode ser igual a maioria. Esse também é um princípio básico que muita gente parece não entender.

Por isso se inspire, mas não copie. Pense em que ponto você pode se posicionar como único e diferente: o seu conteúdo, as suas ideias, o layout dos seus posts, a forma como você entrega os conteúdos, as chamadas, uma frase marcante que você sempre diz.

Uma personalidade marcante é o que constrói marcas que ficam na mente das pessoas. E isso é um processo longo e contínuo.

Use as funcionalidades mais recentes

Toda rede social também lança novas funcionalidades para obter mais resultados. Essas novas funcionalidades ficam em beta para serem testadas por um tempo e para verem como elas funcionam.

Mas enquanto elas são novas, poucas pessoas as conhecem e por isso é interesse da plataforma que elas se espalhem rapidamente. Adotá-las assim que elas são lançadas é uma garantia quase certa de conseguir alcançar mais pessoas e estar no caminho certo do sucesso.

Siga as regras

Muitos acham que as redes sociais é a sua casa ou a casa da Maria Joana e fazem o que bem querem.

Aqui é importante lembrar que um perfil numa rede social é um espaço que está lhe sendo “dado” até quando eles quiserem e que tem regras bem definidas.

Por isso, recomendo que se você não quer ter a sua conta bloqueada ou deletada, que siga as regras ou vá para outra rede social.

Se você não sabe quais são as regras, vá até o “Sobre Nós” de cada plataforma e leia.

Recomendo também a criação de um blog ou site porque é um espaço só seu.

Seguir as regras é um passo importante para ter sucesso nas redes sociais já que você não vai querer perder a audiência que você construiu.

Tenha consistência

Por último e o mais difícil é ter consistência com o trabalho na redes sociais. O sucesso não vai chegar postando eventualmente e nem quando você está com vontade. Faça um calendário anual ou mensal e tente segui-lo.

É melhor publicar uma vez por semana toda semana do que publicar 5 vezes por dia de vez em quando.

Ter consistência vai fazer com que a plataforma entenda que você está lá como profissional e vai dar mais material para construir e engajar uma audiência fiel.

Gostou dessas dicas? O que você acha que realmente faz diferença para ter sucesso nas redes sociais?

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