Porque o Pinterest é uma poderosa ferramenta de marketing

Pinterest

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social baseada em painéis visuais.

É essencialmente um painel digital, um lugar onde você pode coletar e categorizar qualquer coisa visualmente atraente que você encontra online.

Seu fundador, Ben Silbermann quis combinar as palavras “Pin” e “Interest” (de interessante) para criar o PINTEREST.

Ele lembra muito os antigos painéis de cortiça aonde colocávamos informações visuais que gostaríamos de guardar.

Se você já está no Pinterest e acha que é somente uma rede social para guardar dicas de “faça você mesmo”, dicas de exercícios e decoração você está perdendo uma ferramenta com um imenso potencial para atração de leads e vendas.

Pinterest também é conhecido como um site de e-commerce e de acordo com Wall Street Journal projeta 3 bilhões em receitas para 2018.

Todo ano, Mary Meeker, famosa consultora do Vale do Silício, reúne um detalhado relatório de tendências da Internet que fornece um olhar aprofundado sobre o crescimento da Internet e os comportamentos dos consumidores em pontos de contato de marketing chave.

O relatório de maio de 2017 revelou que Pinterest é o melhor lugar para procurar produtos para comprar, quando comparado ao Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat.

Veja algumas outras estatísticas interessantes:

  • Existem 75 bilhões de ideias no Pinterest;
  • A rede social tem 150milhões de usuários mensais;
  • Desse total, 70 milhões estão nos Estados Unidos e 80 milhões fora dos Estados Unidos;
  • 80% em dispositivos móveis;
  • 40% novas inscritas são mulheres e 60% novos inscritos são homens;
  • 2 terços dos pins representam marcas e produtos;
  • Millenius usam o Pinterest tanto quanto o Instagram;
  • Pinterest vale atualmente mais de 11 bihões de dólares.

A maior parte do público é ainda americano, mas os dados acima mostram o potencial que o Pinterest tem aqui no Brasil e no mundo.

Por aqui, ela é ainda pouca explorada para o marketing. Talvez por desconhecimento da rede social ou de como utilizá-lo, poucas são as empresas que a utilizam de forma eficaz.

Por outro lado, algumas empresas já estão atentas ao seu poder e estão obtendo excelentes resultados. O site brasileiro El Hombre, focado em lifestyle masculino com 1 milhão de leitores mensais já usa a rede com imenso sucesso. Com apenas 3 meses de uso, o Pinterest já é uma das principais fontes de tráfego para o site.

O site desenvolve ideias e imagens interessantes para atrair o público a clicar em seus pins e levá-los ao site.

Pinterest

Lá fora, muitas blogueiras e pequenos negócios usam o Pinterest para impulsionar seus negócios.

A Forbes trouxe a matéria da Caitlyn Pyle, uma blogueira americana que criou um negócio milionário em 15 meses. Parte de seu imenso sucesso ela atribui ao uso Pinterest. Ela é uma entre muitas.

Porque o Pinterest é uma poderosa ferramenta de marketing?

      1. Garante tráfego orgânico e gratuito

        Já foi a época de conseguir tráfego orgânico e gratuito vindo do Facebook e do Instagram.

        Se você está começando agora, ter tráfego vindo do Facebook ou Instagram demanda muito tempo (organicamente) ou dinheiro para anunciar e encontrar o público certo.

        Atualmente apenas 10 a 20% das pessoas são alcançadas organicamente através do Facebook. O mesmo pode ser dito do Instagram.

        A verdade é que Pinterest traz mais tráfego do que Google +, Youtube e o Linkedin juntos.

        Para mim, essa é a maior razão de todas. Falo por experiência própria, porque 65% do tráfego orgânico do meu site vem do Pinterest.

      2. É um mecanismo de busca

        Por ser um mecanismo de busca como o Google ou o Youtube, o Pinterest está continuamente te dizendo o que as pessoas estão buscando ou não.

        Isso te dá a oportunidade de criar e ajustar conteúdos e gráficos que combinem com essas buscas.

        Também permite que você posicione-se melhor para essas buscas com a otimização de seu perfil, pastas e pins.

        E diferentemente do Google, o algorítimo do Pinterest é menos complexo e mais fácil de otimizar.

      3. Foca em conteúdo visual que só tende a crescer

        O cérebro é capaz de processar  conteúdos visuais 60.000 vezes mais rapidamente do que textos.

        Isso explica porque 90% da informação transmitida ao cérebro é visual. E também porque redes sociais como o Instagram engajam seus públicos 10% mais do que plataformas como o Facebook e o Twitter.

        Conteúdo visual ajuda a promover o conhecimento de marca, eventos, estabelecer posicionamento de marca, lançamento de produtos e gerar vendas.

        O Pinterest é totalmente focado em conteúdo visual e permite não só o uso de fotos e imagens, mas de vídeos também.

      4. É fácil verificar o que está dando certo

        O Pinterest é uma mídia que por ser visual te permite ver rapidamente o que está dando certo para você e para os seus concorrentes. Dessa forma é possível ajustar a estratégia de modo rápido e eficiente.

        Isso acontece por uma série de razões: o feed de mensagens é único e exibirá no topo os melhores resultados para uma palavra-chave. Podem aparecer pins seus ou de seus concorrentes.

        É visualmente fácil verificar quantos repins cada pin teve, o que mostra seu sucesso ou não.

        O Pinterest também mostra as tendências do momento. Isso permite que você faça algo voltado para o que está acontecendo.

      5. Os pins tem alto grau de sobrevivência e de viralidade

        O conteúdo pinado tem uma vida útil de 3,5 meses, o que é 608 mais vezes a duração do conteúdo no Facebook.

        Como 80% do conteúdo é de repins, se seu pin for interessante pode ser repinado muitas vezes e alcançar facilmente vários públicos.

        E por ser um mecanismo de busca, o conteúdo popular rankeia no topo por mais tempo.

        Isso significa que cada pin te dá a possibilidade de trazer tráfego ao seu site por meses e meses, diferente de um post no Facebook, Instagram ou Twitter que some rapidamente do seu feed.

         

        Pinterest

Fonte: Hubspot: http://bit.ly/2dkshNd / B2C http://bit.ly/2dyGZ8A

  1. Não é uma “mídia social” no sentido tradicional

    Não há necessidade de ficar fazendo comentários ou entrando em contato com as pessoas como as outras mídias sociais.

    Não é uma rede social que busca uma interação social. O engajamento ocorre quando as pessoas gostam do conteúdo e repinam seu pin ou clicam nele.

    Você pode engajar com seu público, mas essa não é uma atividade esperada.

    Como enfatiza o próprio Ben Silberman, o Pinterest é muito mais uma rede pessoal do que social. As pessoas estão a procura mais de coisas para si mesmas do que para interagir com os outros.

    Outro ponto é que não existe uma correlação estreita entre quantidade de seguidores e tráfego ao site. Mesmo uma pequena quantidade de seguidores pode trazer uma enorme quantidade de tráfego.

  2.   Os usuários são compradores

    Os usuários estão procurando por soluções e por ideias para inspiração. Eles categorizam em pastas ideias que planejam colocar em prática. Seja para planejar as próximas férias, o casamento ou planejando o aniversário dos seus filhos, os usuários estão prontos para pagar por produtos que resolvam os seus problemas.

    O Pinterest ajuda a diminuir os passos da descoberta a conversão, tornando mais fácil para as pessoas irem diretamente a fonte.

    Os visitantes do Pinterest tem mais probabilidade de tornarem-se leads ou vendas do que visitantes de outras redes sociais.

    Veja algumas estatísticas surpreendentes:

    • 93% dos “pinadores” ativos disseram que eles usam o Pinterest para planejar compras e 87% disseram que eles compraram alguma coisa por causa do Pinterest.
    • Os comprados vindos do Pinterest a um site gastam 10% do que os referenciados por outras fontes.
  3. É possível vender sem ter um site

    Se você é um afiliado ou quer ser um, é possível vender através do Pinterest sem ter um site ou um blog. Diferente do Instagram, o Pinterest te permite colocar links direcionados a sites.

    Basta você adicionar uma imagem interessante e colocar o link para o site de venda.

Depois de todas essas razões, espero que você esteja planejando usar a rede para alavancar seus negócios.

E aí, você já usa o Pinterest? Gostaria de saber mais como usar essa rede fantástica?

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