
Você sabia que as cores podem causar sensações e mudanças de humor nas pessoas? Longe de uma visão mais holística, quando se fala de psicologia das cores é preciso saber que elas agem de maneira sutil no comportamento e ações das pessoas.
Digamos que você acordou cedo e escolheu uma roupa para ir trabalhar. Isso foi ao acaso? Claro que não, você escolheu uma roupa baseada no seu humor e estado mental. O oposto também pode ser feito.
Um exemplo disso são as cores quentes. Franquias de restaurantes e comidas costumam usar vermelho, amarelo e laranja, pois são cores ligadas à fome e estimulam o apetite.
Entendendo o que são as cores
Antes de entender a psicologia das cores, é preciso entender o que são as cores. E para entender a cor, é preciso ter em mente que a luz é essência de tudo.
A luz branca, composta de todas as cores, possui múltiplos comprimentos de onda, cada comprimento é uma cor.
As nuances e variedades são infinitas, mas quanto maior a diferença no comprimento, mais as cores se diferenciam.
Mas não é apenas isso. Tudo possui pigmentos e esses pigmentos absorvem cores específicas.
Uma camiseta verde absorve todas as cores e reflete o verde (que podem ser captados por nossos olhos), ou seja, verde é tudo o que a camiseta não é. O mesmo ocorre para todas as cores.
A cor branca é a união de todas as cores, ou seja, uma roupa branca reflete toda a luz e não absorve nada, o oposto da cor preta, que na verdade não é exatamente uma cor, mas sim a ausência de cores, consistindo na total absorção da luz.
O estudo das cores
O estudo das cores não começou agora. O próprio Isaac Newton desenvolveu o prisma e descobriu que a cor branca é a junção de todas as cores e conseguiu dividi-la em sete principais (as cores do arco-íris).
Thomas Young e Herman Helmholtz também foram grandes estudiosos e teóricos do tema.
Não demorou muito para surgirem estudos sobre o tema. Não apenas nas artes e profissões que envolvem o visual, mas também na psicologia e áreas afins para estudar o significado das cores.
As cores possuem graus que vão do mais baixo (vermelho e cores parecidas) até o mais alto (violeta e cores parecidas).
O efeito das cores
Antes de falar sobre, é preciso entender que cada pessoa sente as cores de maneiras diferentes e isso pode mudar enormemente de cultura para cultura. As cores laranja, amarelo e vermelho, costumam remeter à animação, agitação, fome, movimento.
É comum estarem em flyers de festas e outras propagandas, mas isso pode mudar, por exemplo, na Índia. No Tibete, é comum que monges usem essas mesmas cores, que remetem à paz, por do Sol, devoção, divindade.
Então tenha em mente que as cores possuem significados distintos para as pessoas, sem contar o seu repertório e experiências pessoais.
De acordo com o Guia Completo da Cor, de Tom Fraser, você pode conferir os seguintes significados:
VERMELHO

- Paixão
- Ação, movimento, vontade
- Excitação
- Sexualidade, sensualidade
- Orgulho, raiva
LARANJA

- Vitalidade
- Alegria
- Prosperidade
- Animação
- Família, união
AMARELO

- Liberdade
- Juventude
- Confiança
- Fama
- Dinheiro, prosperidade
Essas são as cores quentes que remetem ao movimento, ação, materialidade, jovialidade, trabalho, emoções. Lembrando que em diferentes culturas podem ter significados distintos para a psicologia das cores, como paz, harmonia, espiritualidade, etc.
VERDE

- Cura
- Natureza
- Conexão
- Empatia
- Saúde
- Afeto, amizade
AZUL

- Paz
- Calma, serenidade
- Fé
- Inteligência
- Seriedade
- Sabedoria
- Profundidade
- Tristeza
MARROM

- Segurança
- Trabalho
- Firmeza
- Dureza
- Realidade
- Solidez
- Força
ROSA

- Infância
- Inocência
- Amor
- Fantasia
VIOLETA

- Espiritualidade
- Evolução
- Consciência
- Sonho
- Intuição
- Inspiração
As cores roxo, rosa e violeta possuem significados parecidos, visto que são as mais altas da escala das cores.
PRETO

- Introspecção
- Interior
- Pureza
- Maldade
- Vazio
- Mal
- Beleza
- Morte
- Elegância
Branco

- Pureza
- Espiritualidade
- Devoção
- Entrega
- Bondade
- Vida
Cinza

- Tristeza, depressão
- Morte
- Meio-termo
- Estabilidade
- Justiça
- Neutralidade
Utilizando a psicologia das cores
Agora que você já entendeu um pouco sobre a psicologia das cores, lembre-se de usar na hora de se vestir e decorar ambientes como sua casa ou trabalho e para se inspirar.
Você também pode aproveitar para estudar mais como as cores são utilizadas nas propagandas e por outras pessoas no seu dia-a-dia.
Além do exemplo de publicidades relacionadas à comida, é comum que conteúdo voltado para o público jovem utilizem laranja e roxo, gerando contraste, estimulando a animação e imaginação.
Instituições mais sérias utilizam cores frias e mais neutras, como o cinza, azul escuro, bege, preto e branco.
Também existem pessoas que usam as cores de maneira mais holística com cromoterapia, por exemplo.
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