O que é copy no marketing digital? Como inspirar e influenciar?

o que é copy no marketing digital

O termo “copy” é uma abreviação da palavra inglesa copywriting, que em marketing digital corresponde a ação de produzir textos com o objetivo específico de convencer o leitor a tomar uma decisão específica. Copy no marketing digital pode ser feito em textos de blogs ou sites para promover um produto, uma ideia, uma empresa, uma marca e até mesmo uma pessoa.

É muito comum ter contato com textos que induzem a: realizar uma compra, participar de uma promoção, assinar uma newsletter, entrar em contato por telefone, curtir a página no Facebook, fazer o download de um e-book, entre outras.

Dicas para um copy excelente no marketing digital

Tenha sempre em mente ao escrever um texto que o seu conteúdo precisa inspirar e influenciar o leitor a relacionar-se com o emissor do texto. Ele precisa se sentir motivado para tomar qualquer ação de interação após terminar a leitura.

Essa é a base para realizar um copywriting excelente na sua estratégia de marketing digital. 

Abaixo seguem algumas dicas de copywriting para ajudar aqueles que estão iniciando neste mercado de escrita de textos de conversão para web.

Ser repetitivo é bom!

A repetição durante a escrita é capaz de influenciar o leitor. Pois, o ato de repetir demonstra domínio sobre o assunto ao mesmo tempo em que reforça a mensagem. Apresente seus argumentos e ideias exaustivamente. Mas, não se trata de repetir palavras como um papagaio. Seja criativo!

Uma das técnicas do copy no marketing digital faz uso de exemplos para tornar a compreensão mais fácil. Use a abuse de dados obtidos em pesquisas (sempre utilizando dados atuais e citando a fonte), pois passa credibilidade ao seu texto.

Faça citações utilizando frases relevantes de profissionais referência no mercado. Sempre que possível apresente cases. As pessoas precisam ver como é a aplicação da ideia na prática.

Nunca se esqueça de elaborar um parágrafo (ou mais) de encerramento com uma conclusão do tema abordado. Essa síntese ajuda a assimilar o conteúdo.

Storytelling

Essa ferramenta tem um poder de convencimento enorme. A grosso modo ela se resume em contar histórias convincentes para provocar a reflexão no leitor. Dessa maneira é possível aproximar o leitor e o emissor.

Atualmente pratica-se o transmídia storytelling: a mesma história é contada por meio de diferentes mídias – por exemplo: em um texto em um blog e um vídeo no youtube.

É uma técnica muito usada no copy no marketing digital.

“Porque”: a palavra que vale ouro!

Sempre apresente os motivos, as justificativas e as explicações dentro do seu texto. Quanto mais informação, melhor. O leitor precisa ser convencido do “porque” que deve realizar uma determinada ação.

Cuidado com as comparações

Metáforas e analogias são elementos da escrita que favorecem o copy no marketing digital. O leitor passa a aceitar com mais facilidade o tema proposto e a tendência é interagir com o que você está tentando convencer ele a fazer. Mas, não caia no erro de se comparar com seus concorrentes. Além de antiético, você aguça a curiosidade do leitor de conhecer o outro.

Problemas, soluções e empatia

Quando você descreve para o leitor uma lista de problemas ao longo do texto, você precisa oferecer soluções para cada um deles. A sugestão é que os textos sejam concisos para que não deixe o leitor perdido ou cansado. Faça a abordagem de um problema por texto.

Ao escrever demonstre empatia com o leitor, mostre que já passou pelo caminho que ele está seguindo e que pode apresentar a solução para o problema.

Personas

A melhor forma de identificar os problemas – assim como os motivos que farão seu público seguir ou não as ações induzidas – é definir previamente personas.

Persona é uma representação do cliente ideal baseada em dados reais sobre comportamento obtidos por meio de pesquisas de mercado e, também, características demográficas.

É uma técnica muito utilizada para ações de copy em marketing digital. As informações reunidas são transformadas em personagens representando as pessoas que fazem parte do seu público-alvo. Pessoas para as quais você oferece soluções.

Essas pessoas possuem histórias de vida, motivações, objetivos, desafios e preocupações pessoais. Quanto mais elas forem bem construídas, mais vão ajudar nas estratégias de marketing digital. As objeções que esses personagens apresentam com relação a você são utilizadas como argumentos nas suas estratégias de copywriting.

Sobre marketing digital

O conjunto de estratégias de promoção de uma marca, empresa, produto ou pessoa na internet é chamado de marketing digital. Com o advento das novas tecnologias, ele se popularizou e tornou-se o “pote de ouro no final do arco-íris” para se tornar conhecido e potencializar negócios e vendas por meio do ambiente virtual.

Conclusão

Para se tornar um excelente copywriter você precisa praticar. Então aproveite o tempo livre para escrever, quantas vezes forem necessárias, de acordo com as dicas apresentadas acima.

Propomos que você busque na internet por cases de grandes marcas, escolha um produto, determine uma ação que deva ser realizada, e, a partir daí, crie o texto utilizando as técnicas de copywriting.

Seguem também alguns recursos gratuitos e pagos para deixar seus textos tinindo:

A Pixar oferece um curso online e gratuito de Storytelling muito interessante.

Esse post 38 cursos gratuitos para aprender marketing digital tem vários cursos gratuitos de copywriting.

Recomendo o livro abaixo, que está em inglês, mas traduzido quer dizer “Como escrever copy sedutores para a web”.

Ele é curto, mas vai direto ao ponto e pode ser aplicado em todos os negócios com grandes resultados:

Como escrever textos sedutores

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