O que é SEO? Entenda como melhorar e potencializar o seu site

o que é SEO

Se você quer ter um negócio de sucesso na internet, mas ainda não sabe o que é SEO, certamente está perdendo tempo.

O SEO é hoje uma das principais ferramentas para quem quer fazer sucesso online. Seja com produção de conteúdo, com venda de produtos próprios ou mesmo com serviço de afiliado.

Isso porque são as técnicas de SEO que trazem os primeiros colocados da mais importante lista da internet: os sites com os resultados sobre o produto que você vende.

Isso quer dizer que o SEO é o responsável por fazer da sua marca a resposta número 1 para determinada pergunta.

Se o nicho na internet é moda e você vende roupas de inverno, nada mal que seu site apareça para quem pesquisar “Looks de inverno”.

Se você tem um e-book de receitas saudáveis a venda, aparecer como resultado para a pesquisa “receitas fit fáceis” certamente é um grande diferencial.

Tudo isso é possível desde que você domine o SEO.

Para te ajudar a saber o que é SEO e como usá-lo para crescer o seu negócio, trouxemos esse artigo exclusivo com várias dicas. Confira!

O que é SEO?

SEO ou Searching Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar sites, blogs e páginas em geral.

Essa otimização ocorre de maneira a melhorar a experiência do usuário dentro do site. Assim consequentemente ser melhor avaliado pelos mecanismos de busca como Google.

Com essa melhora, o Google passa a reconhecer a qualidade do seu conteúdo e a indicar o seu site como resposta para perguntas baseadas em palavras-chave semelhantes ao seu nicho.

E como o SEO funciona?

Saber somente o que é SEO não é o suficiente, o funcionamento também é muito importante.

Ele funciona como uma estratégia específica para o bom rankeamento do seu site em determinadas buscas.

Isto é, para fazer com que você seja o primeiro resultado apresentado pelo Google.

Nesse sentido, o funcionamento de uma boa estratégia de SEO passa por diversos pontos que fazem com que o seu conteúdo seja agradável, tanto para os olhos do leitor, quanto para o Google.

As estratégias de SEO incluem diversos fatores, confira alguns deles:

Tempo de carregamento do site

Para que a sua página seja bem rankeada é preciso trabalhar o SEO tanto com relação ao código do site quanto ao conteúdo.

Em relação a página como um todo, uma das principais preferências do Google é em relação ao tempo de carregamento do seu site.

Isso porque os usuários tendem a fechar sites que demoram para carregar, ou seja, costumam demostrar preferência por sites rápidos e leves.

Por isso esteja atento ao tempo de carregamento do seu site, analise o tamanho das imagens, o peso das mídias e a organização do código em si para garantir a rapidez do carregamento.

Você pode usar duas ferramentas para analisar como está a velocidade do seu site e o que você pode fazer para melhorá-lo:

Google Analytics – Dentro do Google Analytics existe um espaço que analisa a velocidade do seu site e dá sugestões para melhorar a velocidade. O Google Analytics é de graça. Basta cadastrar seu site para obter muitas informações valiosas que vão te ajudar em muitos aspectos do SEO.

GTMetrix – Basta você colocar a URL do seu site que a ferramenta mostra a performance do seu site e diz também como melhorá-la.

Organização e funcionamento do código-fonte

Outro fator que o Google leva em consideração é a organização do seu site em relação ao código-fonte. Ou mais especificamente, em relação a experiência do usuário.

Para que o Google entenda que seu site tem qualidade para ser bem rankeado é necessário que ele veja organização e funcionamento do site.

Páginas que não abrem, imagens mal dimensionadas, entre outros problemas de funcionamento fazem com que o seu site não pareça de qualidade, nem para o leitor e nem para o Google.

Tamanho do conteúdo

Já em relação ao conteúdo, um dos fatores mais importantes é o tamanho dele.

Estima-se que a média de palavras dos principais conteúdos de primeira página do Google seja de 2.500 palavras.

Embora não se saiba ao certo o motivo dessa preferência, acredita-se que ela se dê pela maior probabilidade de um conteúdo ser mais completo.

Ou seja, que o conteúdo se aprofunde mais nas informações quando atinge aproximadamente 2.500 palavras.

Formatação do conteúdo

A maneira como o conteúdo se apresenta também é bem importante para o Google. Nesse sentido existem algumas regras que parecem ser a preferência de formatação de conteúdos do Google.

  • Palavra chave: uma das formatações que o Google considera importante é a presença de uma palavra-chave. Essa palavra-chave é o que vai dar o tema do texto e ela deve estar presente tanto em títulos, quanto no corpo do texto. Isso garante que o conteúdo mantenha o foco e fale o que o leitor procura. Por isso, não deixe de pesquisar boas palavras-chaves e usá-las ao longo do texto.
  • Títulos e subtítulos: para que seu conteúdo seja fácil e prazeroso de ler, o Google considera importante uma separação de títulos e subtítulos. Isso faz com que não seja cansativo de ler e que o leitor possa procurar pelos subtítulos aquilo que ele deseja saber dentro do assunto tratado.
  • Negrito: negritar frases importantes no texto é primordial tanto para chamar a atenção do leitor para algo importante, como para direcionar o olhar caso ele esteja procurando alguma informação específica. Entretanto é preciso estar atento para não deixar o texto pesado e negritar coisas demais.
  • Boas imagens: Outro quesito importante é possuir imagens coerentes com o assunto do texto. Por isso, ajuste a opção ‘Texto alternativo’ em suas imagens, nomeando-as com a palavra chave do conteúdo. Dessa maneira o Google entende que aquela imagem realmente diz a respeito do que está sendo tratado.
  • Tamanho de frases: Por fim, para uma boa formatação de conteúdo é necessário que as frases do texto não sejam longas. Para o Google, frases longas geram ambiguidade ou desvio do assunto.

Se você quer rankear seu site, não deixe de seguir essas dicas e estudar sobre o que é SEO, alcançar a primeira página de busca não é difícil.

Você já aplica as técnicas de SEO no seu site ou blog? Quais são seus resultados? Conta aqui nos comentários.

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