Parte 3 – Guia Definitivo para o SEO em 2018

 

Esse é a 3a parte do Guia Definitivo do SEO em 2018.

Se você chegou a esse post  sem ler as partes anteriores, eu recomendo que leias as partes 1 e partes 2 desse guia antes dessa 3a parte para ter um panorama geral.

Na 2a parte do guia vimos a importância de escrever conteúdos profundos e de qualidade para rankear melhor no Google.

Nessa 3a parte, vamos ver como questões mais tecnológicas podem ajudar seu blog ou site a posicionar-se melhor.

#4. Prepare-se para colocar a versão Móvel em Primeiro Lugar

Desde o ano passado, o Google anunciou que está mudando sua indexação para os dispositivos móveis primeiro ao invés dos dispositivos de desktop.

Apesar da busca continuar a ser de uma única indexação para websites e aplicativos, os algorítimos do Google vão dar importância primariamente para a versão móvel do conteúdo do site para rankear as páginas desse site.

Ou seja, o Google vai considerar a versão móvel do seu site a versão “real”.

Como bem fala Brian Dean, esse movimento faz total sentido já que 60% das buscas no Google vem de um dispositivo móvel.

E apesar desse movimento ainda não ter sido concluído, ele recomenda que você já prepare seu site para essa mudança.

Como se preparar para a indexação da versão móvel em primeiro lugar: 3  simples passos

#1. Faça seu conteúdo ser consistente entre as plataformas desktops e móveis

Quando a busca do Google estiver pronta para a versão que colocará os dispositivos móveis em primeiro lugar, o Google considerará a versão móvel e tudo o que tiver nela como a versão padrão.

Então, se você tiver conteúdos desaparecidos nessa versão, o que estiver desaparecido não será considerado e nem rankeado.

Veja o exemplo abaixo:

guia SEO conteudo

Imagem site Backlinko

Nessa imagem, parte do conteúdo (para onde a flecha está apontando) está escondido.

Se isso acontecer,ntodo o conteúdo que não aparecer será ignorado pelo Google.

#2. Mude sua versão m. para um design responsivo

O Google recomenda que você mude o seu design m. (m-dot) para um design responsivo.

Abaixo  versão responsiva do meu site para que você tenha ideia da diferença:

guia

Versão responsiva do site

A versão responsiva pega o layout do seu blog ou site e adapta para melhor visualização em celulares e tabletes.

#3. Tenha uma versão incrível do seu site nas versões móveis.

Muitos sites ou blogs estão adaptados para as versões móveis, mas as páginas são tão difíceis de navegar que as pessoas acabam desistindo da navegação.

Como dito na 1a parte desse guia, o Rainkbrain mede a interação com seu site.

E não é uma boa ideia alguém entrar e logo sair.

Para saber se seu site é compatível com a versão móvel, cheque seu site na Ferramenta de Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis do Google.

Basta colocar o endereço do seu blog/ site no espaço indicado que a ferramenta aponta se seu site é compatível com versão móvel:

guia pagina otimizada

 

A ferramenta inclusive dá recomendações para melhorar sua atuação no campo da mobilidade:

guia SEO teste de compatibilidade

#5. Entre em ação com vídeos (ou perca posições)

Os vídeos estão explodindo atualmente.

De acordo com a Cisco, os vídeos online serão 80% do tráfego até 2021.

E de acordo com pesquisa da Hubspost, empresa britânica focada em inbound marketing, as pessoas andam sedentas por mais vídeos, mais especificamente 43% querem ver mais conteúdo em vídeo.

Assim, produzir vídeos é essencial para estar na frente.

É o que eu planejo para fazer a partir de 2018.

Veja os benefícios de fazer vídeos online e o que fazer

Entre no YouTube

O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo.

E tem crescido muito: 60% do ano passado para cá de acordo com o Huffington Post.

As pessoas também passam muito mais tempo no YouTube.

Ter conteúdo publicado lá é com certeza um aumento de tráfego para seu site.

Mais do que tráfego, você ganha mais relevância ainda no próprio Google já que 55% de todos os resultados de buscas contém pelo menos um vídeo.

E quase todos são do YouTube.

Assim, o ideal é que você crie e otimize conteúdo para a rede.

Insira seus vídeos nos posts do seu blog

Se as pessoas querem mais vídeo, porque não inserir também no meio dos seus posts?

De acordo com o Brian, ele tem notado um aumento do tempo de permanência na página com a inserção dos vídeos.

Bom, esse é o final da 3a parte do Guia Definitivo para o SEO em 2018.

Espero que você tenha gostado e que já esteja aplicando tudo para aumentar seu posicionamento no Google.

Na próxima semana, ja em 2018, eu trago a 4a e última parte desse guia.

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