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Pinterest X Instagram: qual a diferença?

Muitas pessoas usam o Pinterest da mesma forma que usam o Instagram já que ambas trabalham com conteúdos visuais, mas o que acontece é que são plataformas muito diferentes. Por isso, nesse artigo eu vou te mostrar qual a diferença entre o Pinterest x Instagram para que você entenda como usá-las para ter melhores resultados.

Pinterest X Instagram: 5 Principais Diferenças

Rede Social

O Instagram é uma rede social no seu mais amplo sentido. É uma rede que está aberta a sociedade de forma geral, mas também é uma rede que espera a sociabilidade entre as pessoas. As pessoas interagem umas com as outras: elas conversam no post, no direct, através do IGTV. A rede espera um engajamento das mais diversas formas entre as pessoas e as beneficia por isso.

O Pinterest é mais do que uma rede social, ele é um mecanismo de busca. As pessoas entram na plataforma mais para buscar por ideias e interesses do que por interações com outras pessoas. Elas buscam ideias para criar o jantar, uma festa, como fazer bordados, decorar a sala.  Existe pouca interação entre as pessoas.

A rede valoriza também o engajamento, mas ele se dá mais quando uma pessoa salva ou clica num pin ou mesmo olha o pin mais de perto. Se você não sabe, o pin é a imagem que se clicada leva até um artigo ou produto do seu site ou do seu blog.

A plataforma dá valor para interações também, mas elas são mostradas em likes, comentários nas fotos e até uma foto sua mostrando como você usou aquela ideia. Mas ela não espera grandes conversas entre os usuários.

Seguidores

No Instagram ter um grande número de seguidores é um fator fundamental na rede. E por duas razões.

Primeiro ter mais seguidores te traz mais credibilidade. Quanto mais seguidores você tem, mais você parece ter uma conta profissional, sólida e capaz de atrair ainda mais seguidores. Mas não apenas isso.

Ter mais seguidores significa impactar mais pessoas. A cada post publicado você é capaz de impactar em torno de 10% das pessoas. Por isso, 10% de 100 pessoas são apenas 10 pessoas e 10% de 1000 pessoas já são 100 pessoas impactadas organicamente.

Já no Pinterest os seguidores não tem o mesmo impacto. Eles são importantes porque a cada conteúdo publicado você alcança mais dos seus próprios seguidores. E por isso quanto mais seguidores, maior o seu impacto também.

A diferença aqui é que você não depende somente da quantidade de seguidores. Os seus conteúdos são exibidos para seus seguidores em vários feeds também. Isso faz com que seus conteúdos alcancem milhares de pessoas além dos seus seguidores.

Tráfego

O Instagram foi feito para deixar os usuários presos dentro da rede. Todo o seu sistema é feito para que o usuário consuma os conteúdos continuamente e não saia de lá. O único link a que você tem direito fica no seu perfil. Você só terá acesso a mais links no stories após alcançar 10 mil seguidores.

Ou seja, ele foi feito para que você consuma conteúdo e principalmente anúncios na plataforma. Para ter mais links (acesso a outros ativos online) você precisa pagar por anúncios.

Já o Pinterest foi feito para ser uma rede que leva tráfego para fora dele. Cada pin tem que ter um link direcionando para outro local. Por isso a cada conteúdo publicado você tem oportunidades de receber tráfego para onde quiser. Esse local pode ser seu site, seu canal no Youtube, seu podcast, seu blog, e-commerce, etc

E isso faz com que existam chances de receber um enorme fluxo de tráfego para os locais que você quiser.

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Conteúdo

No Instagram os usuários publicam tanto conteúdo pessoal, quanto conteúdo profissional. Isso porque os participantes da rede se interessam em acompanhar a vida de influenciadores e empresas que elas gostam.

Como empresa você pode conhecer seu público e saber o que interessa a ele e publicar mais do conteúdo que interessa, mas você não tem como saber detalhadamente por palavras-chaves.

Se você buscar por hashtags para usar e otimizar seu conteúdo, você tem uma chance de aparecer no feed daqueles que te interessam, mas essa opção de otimização é vaga e não garante uma exposição ao seu público e nem os resultados esperados.

Ainda quanto a conteúdo, o Instagram beneficia aqueles que publicam conteúdos de modo constante e valoriza o conteúdo mais novo. Só que os conteúdos novos têm pouco tempo de vida. Eles duram no máximo algumas horas.

Já no Pinterest os conteúdos são criados para ajudar outras pessoas. Por isso, tem pouco sentido usar a rede para publicar assuntos pessoais como os acontecimentos do seu dia a dia.

Os conteúdos publicados normalmente tem mais utilidade para a vida prática e estão mais ligados a ideias ou produtos que os usuários possam usar em suas vidas.

Isso dá a oportunidade de empresas publicar tutoriais, produtos ou ideias que os usuários vão realmente valorizar.

No Pinterest também é possível pesquisar exatas palavras e termos que seus usuários estão buscando e criar conteúdos voltados a essas buscas.

Mas não apenas isso, é possível otimizar seu perfil, pins e pastas com esses termos para que você realmente apareça quando o usuário estiver buscando.

E por último, a plataforma também valoriza publicação de conteúdo constante e novo. Só que o conteúdo dura meses ou anos e tem um grau de viralidade muito maior e de mais longa duração.

Para dar um exemplo, atualmente eu tenho um pin viral que foi publicado há quase 2 anos atrás. Esse pin está sendo constantemente salvo por várias pessoas e gerando mais tráfego agora do que na época que eu o publiquei.

Ou seja, todo o conteúdo publicado continua dando resultados por anos.

Capacidade de crescimento

O Instagram já é uma rede bastante estabelecida e por isso tem muita concorrência para todas as áreas e nichos.

Isso significa que você precisa criar muito conteúdo, muito conteúdo inovador e se possível impulsionar ou anunciar os seus posts para ter uma boa divulgação e crescer. A base de usuários já é grande o suficiente para que o Instagram limite o alcance e cobre excelência ou dinheiro para alcançar mais pessoas.

O Pinterest é uma rede mais nova e em crescimento. Ela ainda está ampliando a base de usuários, especialmente no Brasil que nem tem a possibilidade de fazer anúncios pagos.

Todo o crescimento se dá organicamente e por isso a plataforma está comprometida em trazer resultado para cada empresa. Só trazendo resultados, ela aumentará a base e poderá cobrar pelos anúncios.

Isso traz uma imensa oportunidade de crescer com a plataforma. Essa oportunidade é a mesma de quando o Instagram estava começando.

O que você achou das diferenças entre o Pinterest X Instagram? Conhece alguma outra?

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