Site no topo do Google demora quanto tempo? Infográfico

Site no topo do Google? Afinal de contas quanto tempo demora?

Ouço essa pergunta frequentemente e sei que de modo geral leva um bom tempo.

Mas hoje eu quis trazer uma resposta mais completa com infográfico e algumas dicas para que o tempo seja o menor possível.

Site no Topo do Google?

Antes de qualquer coisa eu queria esclarecer que não é bem o seu site que fica no topo do Google (não pelo menos a página principal) e sim as páginas com as palavras-chaves.

E você vai precisar posicionar várias páginas com várias palavras-chaves.

Buscando responder essa questão, achei o artigo do Crazyegg que trouxe pontos interessantes que  adaptei a nossa realidade brasileira.

Quanto mais o Google envelhece, mais espaços de palavras-chaves são tomados.

Lembro muito bem de quando eu era adolescente fazer uma busca e praticamente ter zero resultados.

Hoje isso não existe mais.

E quanto mais esses site  bem posicionados envelhecem, mais páginas recebem links, tornando-as quase impossíveis de serem destituídas de seus lugares.

Mas a verdade também é que o mercado brasileiro ainda está engatinhando em marketing digital e por isso ainda existem diversas palavras-chaves sem nenhum resultado ou com resultados muito fracos.

E isso é uma enorme oportunidade.

Muitos nichos não tem conhecimento sobre a gestão de marketing de conteúdo e estão perdendo terreno para concorrentes mais espertos que já estão produzindo esses conteúdos e ocupando preciosos espaços.

Dicas para que ter um site no topo do Google mais rapidamente

  • Não se preocupe com as palavras-chaves ou com os rankings

De acordo com o autor do artigo da Sean Work da Crazzy Egg você não deve se preocupar com palavras-chaves ou com os rankings. Apenas produzir conteúdo que seja necessário para esclarecer as dúvidas de seus clientes como FAQs, ou conteúdos que ajudem a seu time de vendas, por exemplo. Apesar de eu concordar em parte com isso, acredito que no caso do Brasil ainda é preciso verificar quais palavras-chaves tem boas oportunidades também. Então o ideal é produzir conteúdo necessário, mas checar quais oportunidades de palavras-chaves existem.

Faça uma auditoria de SEO On-page no seu site, crie links internos. Garanta que o site é Mobile Friendly e que fornece uma boa experiência ao usuário. Verifique se tem links quebrados ou conteúdos antigos que precisam de uma atualização ou uma repaginada. Essas alterações podem gerar um bom aumento de ranking.

  • Continue a produzir conteúdo

Quanto mais conteúdo você produzir, maiores são as chances de que suas páginas caminhem em direção ao topo. É importante entender que cada artigo publicado, apesar de ser focado em apenas uma palavra-chave, irá rankear para outras diversas palavras-chaves. E incidentalmente uma dessas palavras-chaves pode chegar ao topo mais rapidamente.

Veja no infográfico quanto tempo demora realmente para seu site estar no topo do Google:

site no topo do Google infográfico

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