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Tipos de segmentação Facebook Ads – Entenda tudo

O grande poder de anunciar no Facebook é a sua capacidade de atingir o público exato que você precisa. Por isso, nesse post vamos ver todos os tipos de segmentação Facebook Ads e entender qual a melhor para você usar.

O Facebook e quando menciono Facebook, falo de Facebook e Instagram, já que ambos são do Facebook, tem imensos bancos de dados de seus usuários e registram tudo o que você faz, conta que você gosta ou o que você é.

Ele sabe aonde cada pessoa mora, idade, se é casado ou solteiro, aniversário, profissão, hobbies e muito mais.

Eles também têm outros bancos de dados acoplados, além de possuírem a capacidade de acompanhar ações como compras e cliques a partir das suas plataformas se você instalar um pixel no seu site.

Mas quais tipos de segmentações Facebook Ads existem, como usá-las e qual a melhor?

Tipos de segmentações Facebook Ads

Eu separei os segmentos aqui de forma que forma que fique fácil de entender e de consultar sempre que você precisar.

Quando você entra no gerenciador de anúncios, todas essas opções estão lá, mas elas estão misturadas e isso pode te atrapalhar na seleção dos melhores segmentos para sua campanha.

A falta de visão sobre o que existe em termos de segmentação também atrapalha na criação de uma estratégia para usar, já que você desconhece todo o leque de opções disponíveis.

Mas enfim, vamos a elas:

Público de Base

O público de base é um dos mais importantes porque são todas as pessoas que já te conhecem. São as pessoas que entraram no seu site, são as pessoas que compraram de você, são as pessoas que entram numa página específica do seu site, que baixaram o seu aplicativo, que interagiram com você no Instagram ou no Facebook, que enviaram mensagem pelo direct, que estão na sua lista de e-mail, etc.

Você consegue atingir todas as pessoas, mas é importante saber que elas não estão prontas para uso. Você precisa dizer para o Facebook (configurar) que você quer que ele mapeie essas pessoas. E também precisa dizer ao Facebook em quanto tempo houve o contato. Por exemplo: pessoas que interagiram comigo no Instagram nos últimos 30 dias.

 Público Semelhante

Público semelhante é outro público disponível e que você precisa criar na plataforma. São públicos semelhantes aos da sua base. Ou seja, são públicos semelhantes aos seus. Você pede ao Facebook que ele traga pessoas semelhantes as que te seguem, as que interagem com seu perfil, semelhantes a sua lista de e-mail, semelhantes às pessoas que compraram de você, que assistiram seu vídeo, etc. Nesse público, você pode indicar a porcentagem de semelhança que você quer.

Interesses

Você pode segmentar o público pelos seus interesses específicos.

De modo geral, o Facebook oferece as seguintes opções: pessoas interessadas em negócios e indústria, entretenimento, tipos de relacionamentos, saúde e boa forma, comida e bebida, atividades e hobbies, compras e moda, esportes e tecnologia.

Importante ter em mente que esses são grandes blocos e que é possível segmentar ainda mais cada um deles.

Por exemplo, dentro de entretenimento tem jogos, eventos ao vivo, filmes, música, leitura e TV. E dentro de cada uma dessas categorias ainda tem outras subcategorias e dentro delas mais outras. Enfim, você pode achar pessoas que tem interesse em leituras de terror, por exemplo.

Demográfico

Você pode segmentar o público no Facebook Ads pela sua demografia.

É possível selecionar públicos por sexo, idade, localização, língua, relacionamentos (status e interesses em homem e mulher), educação, ocupação, status financeiro, tipo de casa que mora, se é proprietário da casa, tipo de geração, pais, eventos de vida, política, etc.

Aqui também é possível subsegmentar muitas vezes como em eventos da vida: você pode selecionar comemoração nos aniversários nos próximos 30 dias, longe da família, longe da cidade natal, relacionamento de longa distância, novo emprego, novo relacionamento, noivado recente (3 meses, 6 meses, 01 ano), recém-casado (3 meses, 6 meses, 01 ano), mudança recente, aniversário chegando, amigo de (1 nível acima).

Comportamento

Dentre os tipos de segmentação do Facebook Ads também temos a possibilidade de segmentar pessoas baseadas no seu comportamento de compra ou intenção, uso de dispositivo, entre outros.

As opções disponíveis até o momento desse post são: atividades digitais, classificação do consumidor, comportamento de compra, data comemorativa, expatriados, viagem, usuários de dispositivos móveis/ tempo de uso do dispositivo, tem interesse em eventos futuros, desenvolvedores de API de marketing.

Aqui também, muitas categorias têm outras subcategorias.

Um mix

É sempre bom lembrar que você pode usar as categorias misturadas. Tudo depende da sua estratégia e da sua persona.

Por exemplo, vamos supor que você vende imóveis em Campinas, você pode criar um público com pessoas que noivaram recentemente e que casaram recentemente também e são da idade de 25 a 55 anos, de ambos os sexos e que moram em Campinas. É um público super focado e com grandes chances de querer comprar um imóvel.

Aqui é bom lembrar que você pode ter diversos segmentos e não precisa se limitar a apenas um.

Como usá-las?

Antes de sair usando esses tipos de segmentações Facebook Ads é fundamental criar uma estratégia para sua campanha e também conhecer a sua persona.

A estratégia depende de uma série de fatores como o objetivo da sua campanha, orçamento, qual a fase do funil você está tentando atingir, tempo de campanha, histórico, etc.

Num post para frente falo melhor sobre estratégia.

Qual a melhor segmentação para o seu negócio?

Não existe um padrão único que sirva para todos. O melhor público/ segmento é aquele que você testou no seu negócio e que funcionou para você.

Por isso, se você nunca fez campanha, não tem como saber.

Se você precisa de ajuda para a criação da sua campanha no Facebook Ads ou no Instagram Ads entre em contato para falarmos a respeito das suas necessidades.

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