Melhores práticas do Pinterest em 2020 em diante

As melhores práticas do Pinterest ontem foram discutidas numa live entre a Gerente de Parcerias do Pinterest (EUA)  com o Tailwind, especialmente quanto as atualizações

Com certeza, a atualização das melhores práticas do Pinterest não vai parar por aqui e assim que possível eu trarei outras novidades.

A live que você pode rever no Facebook do Tailwind não foi muito extensa na parte em que a Gerente do Pinterest explicou algumas questões, mas quero ressaltar aqui alguns pontos importantes.

Fique atenta porque esses pontos farão com que seus conteúdos alcancem mais distribuição e tráfego para seu conteúdo.

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Live do Pinterest

Melhores práticas do Pinterest em 2020 e diante

#1. Foco na melhor experiência do usuário

O Pinterest cada vez mais foca em melhorar a experiência do usuário.

Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que ele vai dar mais relevância e distribuição para aqueles que o ajudarem a cumprir a sua missão.

É importante dizer que qualquer rede social tem essa missão, mas a forma como isso é feito é o que difere entre elas.

Outro ponto fundamental é que isso é feito porque o Pinterest é uma empresa que busca fidelizar seus usuários por questões comerciais.

Quanto mais usuários fidelizados, maior é a sua audiência e valor no mercado.

Mas não basta ter uma audiência qualquer e sim uma audiência engajada.

#2. Conteúdo novo e relevante

Lucy Matthews, gerente de parcerias do Pinterest americano, informou que cada vez mais é importante que sejam colocados na plataforma conteúdos novos e relevantes.

O algoritmo favorece “recência e relevância”.

Ou seja, quanto mais novo e relevante o conteúdo for, mais ele vai distribuir no feed e na busca.

E com isso você vai conseguir alcançar uma audiência ainda maior.

#3. O que é conteúdo novo?

Mas o que o Pinterest está considerando como conteúdo novo nessa atualização de melhores práticas do Pinterest?

De acordo com Lucy, não basta mudar apenas um fundo ou colocar um filtro ou mesmo um título.

A plataforma vai favorecer imagens únicas que possam inspirar os usuários.

Dica: você se sobressairá se usar imagens de seus próprios produtos ou atividades e serviços. Imagens de banco de imagens estão cada vez mais perdendo força.

#4. E conteúdo duplicado, como funciona, o que é?

Você pode salvar o mesmo pin em mais de uma pasta?

De acordo com ela, sim, se tem relevância você pode.

Mas e o que é considerado spam? Salvar vários pins é considerado spam?

Ela disse que pins duplicados podem ser considerados spam e gerar penalidades e suspensão da conta, apesar do algoritmo não considerar apenas isso.

Nesse ponto confesso que fiquei confusa.

Fiz a mesma pergunta para a equipe do Pinterest no Brasil no evento para a qual fui convidada em outubro do ano passado e lá me falaram que não havia problema.

Eu poderia salvar o mesmo pins em quantas pastas quisesse e só poderia gerar algum problema se eu salvasse rápido demais.

Fiz lá essa pergunta porque eu já havia visto blogs recomendarem não salvar muitos pins duplicados de uma vez.

Não sei dizer se a plataforma funciona aqui diferente de lá, mas pelo sim, pelo não, recomendo não salvar muitos pins em duplicidade de uma única vez.

E você pode salvar pins de outras pessoas?

Ela disse que essa é a intenção da plataforma e que a variedade de conteúdo vai inclusive ajudar o seu perfil se for relevante para sua audiência e ela engajar.

#5. O que é relevante?

Ela não falou o que considerado relevante, mas aqui quero deixar meu aparte.

A relevância depende muito de quem é a sua audiência. Cada perfil tem uma audiência diferente. Pode ser mais focada ou mais esparsa.

Por exemplo, seu perfil pode só focar em decoração. Aí se você salvar pins relacionados à maternidade, a relevância será muito pequena.

Não que mães não gostem de decoração, mas se sua audiência está acostumada a esperar itens de decoração e você salvar outro assunto, tanto sua audiência comoo Pinterest vão ficar meio confusos.

Lembre-se que cada ação realizada é um sinal de quem você é, o que você faz e para qual audiência o Pinterest deve mostrar.

#6. Títulos e descrições importam

Outro sinal fortíssimo para o Pinterest são os títulos e as descrições que você coloca.

Eles devem refletir sobre o pin e sobre o que a pessoa encontrará no site quando ela clicar no pin.

Ou seja, nada de colocar uma frase muito chamativa para atrair a atenção e quando a pessoa clicar e chegar no site encontrará outra coisa nada a ver.

Eu também falo sobre isso no meu curso Pinterest Boss.

Títulos e descrições que não refletem os pins são menos valiosos e não distribuem tão bem.

Conclusão

Se você quer ter mais tráfego do Pinterest, as melhores práticas do Pinterest pedem que você siga os pontos abaixo:

  • Crie conteúdo novo e relevante
  • Conteúdo novo com novas imagens (de preferência, próprias)
  • Não abuse de conteúdo duplicado
  • Faça a curadoria de conteúdo relevante
  • Use títulos e descrições que refletem o que está no pin e no site

O que você achou da atualização das melhores práticas do Pinterest?

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