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7 Dicas de SEO para melhorar o seu site

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7 Dicas de SEO para Melhorar o Seu Site

A indexação de conteúdo no Google vai muito além do que há nele ou como ele está disposto em seu site. Por isso, de nada adianta ler centenas de dicas de SEO para melhorar os seus artigos se não souber como otimizar o seu site.

Sendo assim, para um site estar otimizado para SEO, ele deve seguir uma série de critérios estipulados pelo maior buscador do mundo. Responsividade, velocidade e leveza, por exemplo, são alguns desses principais fatores.

A fim de te auxiliar nesse processo e melhorar o seu site, separamos sete dicas de SEO incríveis, confira a seguir!

Analise seu site

Antes de tudo, é fundamental que analise o seu site no Google Pagespeed Insights, uma ferramenta desenvolvida para te mostrar o quão rápido ou não o seu site está.

De modo simples, ela te mostra alguns pontos que precisa melhorar para obter uma maior velocidade de carregamento, fator fundamental para o SEO.

Contudo, é importante que não tente alcançar a pontuação máxima do Pagespeed Insights, pois isso não será benéfico para o seu site.

O intuito dessa ferramenta é te auxiliar a ganhar velocidade e melhorar a usabilidade de seu site, tanto para usuários que utilizam computadores quanto celulares.

Entretanto, alcançar sua pontuação máxima é desnecessário e muitas vezes impossível, perder tempo com isso pode te prejudicar seriamente.

Diminua o tamanho das imagens

Por incrível que pareça, ou não, o tamanho das imagens do seu site pode afetar positivamente ou negativamente todo o seu SEO.

A facilidade e simplicidade de execução desse ponto o torna uma das melhores dicas de SEO que pode encontrar.

Todavia, é fundamental que compreenda tamanho das imagens como o peso que elas possuem, e não sua resolução em pixels, por exemplo.

De modo lógico, quanto menor a resolução de uma imagem, mais leve ela tende a ser.

No entanto, sua qualidade é drasticamente afetada e isso pode ser pior do que ter um arquivo pesado de alta resolução.

Assim sendo, a solução é o meio do caminho, ou seja, utilizar compressores de imagens que atuam com pouca perda de qualidade.

Excelente opção para isso é o TinyPNG, basta selecionar a imagem que deseja diminuir de tamanho e pronto.

Utilize plugins

Saiba que, se você utiliza o WordPress, há uma variedade enorme de plugins que podem melhorar e muito o seu site, esta é uma das mais simples e valiosas dicas de SEO.

De início, atente-se aos critérios apontados pelo Pagespeed Insights, citado na primeira dica.

Para isso, plugins como o Autoptimize, WP Total Cache, Jetpack e diversos outros devem ser baixados.

Mas cuidado, ter plugins em excesso pode prejudicar o seu SEO, tenha apenas o necessário e compreenda a função de cada um deles.

O Autoptimize, por exemplo, irá diminuir o tamanho do CSS, HTML e códigos Javascript do seu site, isso melhora a velocidade de carregamento.

Já o WP Total Cache irá cuidar do armazenamento em Cache do seu site, função muito importante para quem visita seu site com frequência.

Atente-se a experiência do usuário

Recentemente, o Google anunciou que irá lançar um novo algoritmo em 2021. Em tradução literal, seu nome é “experiência na página”.

Nesse sentido, o Google planeja priorizar sites que fornecem uma boa experiência de página para os usuários.

Claro, todos os outros fatores de SEO, como relevância do conteúdo, continuam valendo.

Porém, entre dois sites com conteúdos excelentes e boas otimizações, aquele que possuir uma melhor experiência na página irá se destacar.

Tendo isso em vista, é mais do que tarde para que comece a trabalhar com User Experience (UX), algo que já é relevante para o SEO e se tornará ainda mais.

Caso desconheça essa área, diz respeito à usabilidade que um visitante tem em seu site, ou seja, visa fazer com que seu site seja o mais simples possível de se utilizar.

Assim, os usuários conseguem aproveitá-lo em 100% e se sentirem mais satisfeitos, sem pop ups enchendo o saco em momentos errados e afins.

Tenha cuidado ao otimizar um texto para SEO

Todos os textos de seu site devem estar otimizados para SEO, por mínimo que seja, essa é uma das dicas de SEO mais importantes.

Não obstante, deve ter cuidado com o quão preocupado com a otimização você está, pois se exagerar nela seu site será penalizado.

Em outras palavras, é necessário entender que seus textos são para pessoas e não somente para o Google.

De nada adianta se esforçar para colocar uma palavra-chave em locais específicos do texto se isso tirar a sua coerência e coesão, por exemplo.

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Saiba escolher bem uma palavra-chave

Quase todos os textos que otimiza para SEO possuem uma palavra-chave. Isso porque ela é o termo que o usuário irá buscar para encontrar o seu conteúdo.

Porém, para escolher uma palavra-chave, deve realizar uma série de pesquisas e utilizar algumas ferramentas. Do contrário, terá um texto mau escrito ou mau otimizado.

A escolha de palavras-chaves envolve diversos conhecimentos distintos que são aplicados para um único fim, o que torna extremamente complexo explicá-la em um simples pedaço de texto.

Desse modo, conhecer o público-alvo e a persona, por exemplo, são os primeiros passos.

Em seguida, deve utilizar o próprio Google e outras ferramentas, algumas pagas, outras não.

 Sempre pesquise o termo escolhido para verificar a concorrência na primeira página e dê preferência a palavras-chaves de cauda longa.

Produza conteúdos úteis

Essa é a base de funcionamento do Google, o buscador se esforça para mostrar ao usuário exatamente aquilo que ele está procurando e ninguém quer encontrar coisas inúteis e irrelevantes.

Dessa maneira, atente-se sempre para produzir conteúdos que informem, resolvam um problema ou qualquer outra coisa que considerar relevante, essa é uma das principais dicas de SEO.

Considerações finais

As dicas de SEO expostas seguem uma ordem de crescimento, partindo da base de seu site para a produção de conteúdo.

Nada disso foi por acaso, pois você deve otimizar o seu site para SEO antes de otimizar os seus conteúdos para tal.

Sobre conteúdos, dentre todas as dicas de SEO citadas, uma sempre irá se destacar: relevância.

Esse deve ser o seu norte, é, inclusive, um fator de escolha das palavras-chaves.

Ficou com alguma dúvida sobre as dicas dadas? Tem alguma outra? Comente aqui embaixo!

Raquel Furchinetti
Raquel Furchinetti

Publicitária, empreendedora e instrutora de 10 cursos na Udemy, com mais de 30 anos de experiência em Publicidade e Marketing,

Artigos: 96

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